segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3ª Aula - 212MA - Doação de sangue e órgãos


3ª Aula - 212MA - Doação de sangue e órgãos


A técnica de clonagem terapêutica para obtenção de células-tronco

Se em vez de inserir em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somática e deixar que ele se divida no laboratório se tem a possibilidade de usar estas células - que na fase de blastocisto são pluripotentes - para fabricar diferentes tecidos. Isto abrirá perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido do qual foram retiradas. É importante que as pessoas entendam que, na clonagem para fins terapêuticos, serão gerados só tecidos, em laboratório, sem implantação no útero. Não se trata de clonar um feto até alguns meses dentro do útero para depois lhe retirar os órgãos como alguns acreditam. Também não há porque chamar esse óvulo de embrião após a transferência de núcleo porque ele nunca terá esse destino.


A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto.

Terapia celular com outras fontes de células-tronco

a) Indivíduos adultos

Existem células-tronco em vários tecidos (como medula óssea, sangue, fígado) de crianças e adultos. Entretanto, a quantidade é pequena e não sabemos ainda em que tecidos são capazes de se diferenciar. Pesquisas recentes mostraram que células-tronco retiradas da medula de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do seu coração, o que abre perspectivas fantásticas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos. É verdade que nem todas as doenças genéticas poderiam ser tratadas com células-tronco, mas se pensarmos somente nas doenças neuromusculares degenerativas, que afetam uma em cada mil pessoas, quase duzentas mil pessoas teriam uma maior expectativa de vida.

b) Cordão umbilical e placenta

Pesquisas recentes vêm mostrando que o sangue do cordão umbilical e da placenta são ricos em células-tronco. Se as pesquisas com células-tronco de cordão umbilical proporcionarem os resultados esperados, isto é, se forem realmente capazes de regenerar tecidos ou órgãos, esta será certamente uma notícia fantástica, porque não envolveria questões éticas. Mas consequentemente teria que se resolver o problema de compatibilidade entre as células-tronco do cordão doador e do receptor. Para isto será necessário criar, com a maior urgência, bancos de cordão públicos, à semelhança dos bancos de sangue. Isto porque se sabe que, quanto maior o número de amostras de cordão em um banco, maior a chance de se encontrar um compatível. Experiências recentes já demonstraram que o sangue do cordão umbilical é o melhor material para substituir a medula em casos de leucemia. Por isso, a criação de bancos de cordão é uma prioridade que já se justifica somente para o tratamento de doenças sanguíneas, mesmo antes de confirmar o resultado de outras pesquisas.

c) Células embrionárias

Se as células-tronco de cordão tiverem a potencialidade desejada, a alternativa será o uso de células-tronco embrionárias obtidas de embriões não utilizados que são descartados em clínicas de fertilização. Os opositores ao uso de células embrionárias para fins terapêuticos argumentam que isto poderia gerar um comércio de óvulos ou que haveria destruição de "embriões humanos" e não é ético destruir uma vida para salvar outra.

Perguntas:


1 - Com relação aos textos lidos cite a relação da clonagem com a doação de órgãos?


2 - Discuta com o grupo sobre a importância da doação de sangue e órgãos. Responda:


a) Todos possuem o desejo de doar sangue? Justifique a resposta.

b) Todos possuem o desejo de ser um doador de órgãos? Justifique.

22 comentários:

Anônimo disse...

Alaina, Bueno, Fernanda
n° 1,11,16
turma: 212 ma

1) A clonagem possibilita a vantagem de doação de órgãos, devido células troncos serem cultivadas em laboratório e serão reprozidas através de células somáticas do receptor, evitando o risco de rejeição.

2) a- Apesar da prática de doar sangue não apresentar risco a ninguém (após ser feito todos os exames necessários), muitas pessoas possuem medo de doar sangue, por causa da agulha ou por qualquer outro motivo. Mas achamos que todos deveríamos praticar essa ação, salvando vidas.

b- Todos os integrantes do grupo possuem vontade de ser um doador de órgãos. Estamos cientes que esses órgãos que não serão utilizados por nós após a morte ajudarão a fazer com que outras pessoas se mantenham vivas.

Anônimo disse...

1 - A Clonagem terapêutica consiste na fertilização de um óvulo para a reconstituição de tecidos e órgãos, e se baseia no mesmo princípio da clonagem, mas utiliza somente as células-tronco.

2 - a) Sim. O grupo acha que, além de um dever cívico, ainda é um gesto de solidariedade com o próximo.

b) Nesse ponto, as opiniões do grupo divergem um pouco. Uns acreditam na doação de órgão somente em situações envolvendo familiares, enquanto outros aceitariam doar ainda que não conhecessem o receptor.

Grupo: Daniel (14), Carina (12), Caroline (13), Ana Luisa (6) e Amanda (4)
Turma 212 ma

alvaro,biazi,eduardo,guilherme,hugo disse...

Álvaro, Biazi, Eduardo,Guilherme, Hugo
Número: 3,10,15,18,21
Turma: 212 Ma

1- Com o avanço da clonagem a doação de órgaos seria facilitada pois ao cultivar órgãos em laboratório seria evitado o risco de rejeição do organismo do receptor.




2-a)Todos em nosso grupo possuem o desejo de doar sangue, pois ao realizar essa prática podemos salvar muitas vidas inclusive a nossa caso venhamos a sofrer um acidente. Além disso a doação de sangue nao é muito penosa para o doador o qual pode fazer sua contribuição tranquilamente.

b)Nós também somos a favor da doação de órgãos pois nos permite ajudar uma série de pessoas os quais necessitam de novos órgãos mesmo após a nossa morte.E se refletirmos concluiremos que é muito mais produtivo que nossos órgaos tenham novos corpos após nossa morte ao invés de apodrecerem junto a nossos corpos.

Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara disse...

Nome: Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves, Helena Alcântara
n°: 5, 8, 9, 17, 20
turma: 212 MA

1) A relação entre a doação de órgãos e a clonagem está em que se for possível utilizar células-tronco sejam elas embrionárias, do cordão umbilical ou de indivíduos adultos, ou seja, células clonadas o risco de o receptor sofrer rejeição seria reduzido enquanto que com a doação de órgãos este risco está sempre presente ainda que o doador e o receptor tenham alguma compatibilidade.

2)
a) Todos do grupo concordam que doar sangue é muito importante por acreditarmos que o dano para quem doa é nulo e os benefícios que podem ser providos são muitos.

b) Todos desejamos ser doadores de órgãos por pensarmos que uma vez que estaremos mortos a utilidade dos órgãos para nós é inexistente e se sem sofrer quaisquer prejuízos somos capazes de ajudar algumas pessoas porque não o faríamos. E em vida seria até mesmo rude não doar uma parte da medula, um rim ou mesmo parte do fígado já que os danos em nossa vida seriam muito menores.

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Baêsso 30, Verônica 38 e Vitor 40 disse...

1-A relação existente entre clonagem e doação de órgãos é que seria muito menor o risco de rejeição do organismo havendo clonagem do paciente se o cultivo dos mesmos fossem em laboratórios, o que é um grande avanço na medicina. Já que, a doação de órgãos teria maiores chances de haver rejeição do paciente.
2- A)Os componentes do grupo acreditam que doar sangue é algo eficiente, pois ajuda na recuperação de pacientes que precisam de transfusão de sangue ou possuem algum tipo de doença.
B)Todos do grupo acreditam que doação de órgãos é de grande importância para o tratamento de pacientes que sofrem falência múltipla de órgãos, precisam de transplante ou outras doenças. Acreditamos que a doação de órgãos em vida é algo válido para pessoas próximas, e após a morte havendo algum órgão em bom estado, este pode ser deixado no banco de órgãos.

Jean22, José23, Lucas28, Yago41, Yan42 disse...

1- Com a clonagem de tecidos, a doação de órgãos se tornará mais fácil e acessível, pois não vai depender de pessoas para esse processo acontecer. E essa clonagem não vai originar um tipo de tecido, serão possíveis inúmeros tecidos que não serão rejeitados.

2)a- De acordo com o grupo, todos possuem o desejo de doar sangue, apesar de certo receio em relação à esse assunto.

b- Após a discussão, chegamos a conclusão de que nem todos do grupo possuem esse desejo, apesar de ser importante para outras pessoas que necessitam.

Professora Elita Maria disse...

Alaina, Bueno, Fernanda
n° 1,11,16
turma: 212 ma

Aula nº1
Rever respostas das questões nº1 e 2.

Aula nº2
Rever respostas das questões nº3 e 4.

Aula nº 3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Grupo: Daniel (14), Carina (12), Caroline (13), Ana Luisa (6) e Amanda (4)
Turma 212 ma

Aula nº1
Não encontrei comentários sobre esta aula.

Aula nº2
Rever resposta da questão nº 4.

Aula nº3
Rever resposta da questão nº1.

Professora Elita Maria disse...

Álvaro, Biazi, Eduardo,Guilherme, Hugo
Número: 3,10,15,18,21
Turma: 212 Ma

Aula nº1
Não encontrei comentários referentes a esta aula.

Aula nº2
Rever respostas das questões nº3 e 4.


Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves, Helena Alcântara
n°: 5, 8, 9, 17, 20
turma: 212 MA

Aula nº1
Questão de nº5 - errada

Aula nº2
Rever respostas de n°3 3 n°4.

Aula nº3 - OK.

Professora Elita Maria disse...

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Baêsso 30, Verônica 38 e Vitor 40
212MB

Aula nº1
Questão nº 5 - errada.

Aula nº2
Questão 3 - errada.
Questão 4 - rever a questão.

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Jean22, José23, Lucas28, Yago41, Yan42
212MB

Aula nº1
Rever a questão de nº5.

Aula nº2
Rever a questão de nº4 - ("O óvulo se fixa no núcleo?"?????")

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Mariana, Micaeel, Paloma, Stela, Vinícius
212MB

Aula nº1
Não encontrei comentários referentes a esta aula.

Aula nº2
Rever a questão de nº 4 - ("O óvulo se fixa no útero???""")

Aula nº3 -
Não encontrei comentários referentes a esta aula.

Professora Elita Maria disse...

Julia Martins, Letícia, Pablo, Priscila, Rebeca, Thaylla
212MB

Aula nº1 - OK

Aula nº2 -
Questão nº4 - Rever a resposta (??"" É o óvulo que passa pelo estágio de desenvolvimento embrionário???''??"")

Aula nº3
Não encontrei comentários sobre esta aula.

Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara disse...

Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara


Correção da aula nº1

5)A formação de tecidos e células de todas as partes do corpo, com exceção das células reprodutoras, ocorre pelo processo da mitose, sendo esse o processo que leva a criação de células geneticamente idênticas e que possuem o mesmo número de cromossomos da célula que lhe deu origem, célula-mãe.

Correção da aula 2 de acordo com as considerações feitas:

3)Optaram pelo uso de uma célula somática pois células somáticas já possuem as características de ambos progenitores enquanto que células reprodutoras, como óvulo ou espermatozóide, possuem carcterística de apenas um deles.

4)O óvulo foi escolhido devido a sua importante participação no processo de geração do feto e como o indivíduo clonado precisa se desenvolver em algum lugar o óvulo é a célula escolhida para tal papel.

Alvaro 3, Biazi 10, Eduardo 15, Guilherme 18, Hugo 21 disse...

Corrigindo as questões solicitadas pela professora Elita temos a aula 1:
1: Os gemeos são formados a partir de um único óvulo que se divide em dois. Os gêmeos univitelinos são identicos, possuem as mesmas características exceto pelas impressões digitais, portanto se observarmos a existencia de dois indivíduos totalmente iguais eles serão clones. 2: São células de organismos multicelulares que não participam diretamente da reprodução. Essas células só podem ter seu núcleo dividido por mitose ao contrário das células que formam os gametas as quais sofrem meiose. 3: O blastocisto o qual se fixa no útero no sexto dia após a fecundação, iniciando a fase de implantação. 4: São células encontradas em embriões. São chamandas pluripontes pois podem se transformar em quase todas células do corpo. 5: A divisão se dar por mitose, pois a meiose só é verificada em gametas.

Aula 2, números 3 e 4.
3: A clonagem da ovelha dolly foi feita a partir de uma célula somática de outro mamífero. A escolha desse tipo de célula se deve ao fato de esta após diferenciada poderia ser reprogramada ao seu estado inicial. O processo se deu através da transferencia do núcleo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha originando a dolly. 4: A escolha se deve ao fato dessa célula desenvolver os elementos fundamentais para a formação de um ser vivo, podendo gerar todos os tipos de células necessárias ao desenvolvimento das diversas funções do organismo.

Alaina disse...

Correção:

Aula 1

1)Os gêmeos univitelinos (idênticos), os quais nascem de um óvulo fecundado por dois Espermatozóides, são chamados de gêmeos idênticos ou clones naturais e, tem Sim, DNA´s também idênticos.

2)Células somáticas são todas as células que compõem nosso corpo, exceto as lreprodutivas, elas se originam por divisão mitótica (mitose), alguns exemplos são as células da pele, as musculares, as células do fígado, os neurônios, e todas as outras.
Aula 2
3)A célula somática foi selecionada por ter informações genéticas dos pais já introduzidas no núcleo. Ao contrário de células reprodutoras, que têm somente a carga genética de um dos pais.

4)O óvulo quando fecundado, apresenta mecanismos que conseguem reprogramar o DNA, tornando os genes ativos outra vez, ocorrendo no mesmo processo de fertilização.

Alaina, André, Bueno,Fernanda e Gustavo disse...

Alunos: Alaina, André, Bueno, Fernanda e Gustavo
Números: 1,7,11,16,19

Correção:
Aula 1

1)Os gêmeos univitelinos (idênticos), os quais nascem de um óvulo fecundado por dois Espermatozóides, são chamados de gêmeos idênticos ou clones naturais e, tem Sim, DNA´s também idênticos.

2)Células somáticas são todas as células que compõem nosso corpo, exceto as reprodutivas, elas se originam por divisão mitótica (mitose), alguns exemplos são as células da pele, as musculares, as células do fígado, os neurônios, e todas as outras.

Aula 2

3) A célula somática foi selecionada por ter informações genéticas dos pais já introduzidas no núcleo. Ao contrário das células reprodutoras, que têm somente a carga genética de um dos pais.

4) O óvulo quando fecundado, apresenta mecanismos que conseguem reprogramar o DNA, tornando os genes ativos outra vez, ocorrendo no mesmo processo de fertilização.

Amanda, Ana Luisa, Carina, Caroline e Daniel disse...

Nomes: Amanda, Ana Luisa, Carina, Caroline e Daniel.

Nº.: 4, 6, 12, 13 e 14

Turma: 212ma

CORREÇÃO DOS COMENTÁRIOS

Aula 1:

1 - Pois os gêmeos identicos são dois seres que se originam da mesma célula-ovo, e possuem as mesmas características genéticas.
2 - Células somáticas são células que não desempenham função reprodutiva e se dividem exclusivamente por mitose.
3 - A estrutura que se fixa no útero (nidação) é denominada "blastocisto".
4 - São as células internas do blastocisto, que consistem em células somáticas capazes de originar qualquer outro grupo de células e formar tecidos.
5 - O processo de formação das células na fase embrionária ocorre exclusivamente por mitose (onde uma célula 2n se duplica em outras duas 2n identicas). Só serão formados gametas por meiose na fase adulta.

Aula 2:

4 - Pois a clonagem consiste em retirar o núcleo do óvulo, transformando este numa célula 2n (fecundada), capaz de se transformar num embrião. A escolha do óvulo como célula receptora se dá pois o óvulo tem por característica desenvolver e formar um embrião após fecundado.

Aula 3:

1 - Através da clonagem, pode-se obter outros seres vivos, bem como apenas células tronco, as quais podem originar determinados órgãos para serem transplantados em pacientes.

André e Gustavo disse...

Nomes: André Arbex e Gustavo Augusto
Numeros: 7 e 19

1) Todos do grupo são a favor da doação de órgãos e da clonagem, pois esta torna possível a doação de órgãos, pelo fato de as células troncos serem cultivadas em laboratório e serem reproduzidas através das células somáticas evitando rejeição.

2) a- Se todos os exames forem feitos, doar sangue não apresenta risco a ninguém. Muita gente tem medo de doar sangue por causa da agulha. Mas achamos que esta é uma atitude digna de um ser humano bondoso e que deveria ser praticada por mais pessoas.

b- Todos do grupo têm vontade de ser um doador, e estamos cientes que esses órgãos que não serão utilizados por nós após a morte e ajudarão a fazer com que outras pessoas se mantenham vivas e saudáveis.

ma.biologia212 disse...

Julia Martins 25, Leticia Guedes 27, Pablo 32, Priscila Esposte 34, Rebeca Cipriano 35, Thaylla 37


Correção da Aula nº 2

4- Como dito no texto, após o núcleo de uma célula somática ter sido implantado no óvulo, este passou a se comportar com um óvulo já fecundado, não precisando, portanto, de fertilização. Atualmente sabe-se que um óvulo fecundado tem mecanismos próprios que ''reprogramam'' o DNA, tornando os genes ativos. Sabe-se também que é a partir do óvulo fecundado que se iniciam as divisões embrionárias que dão origem ao blastocisto que se implantara no útero.

----------------------------------

Respostas referentes a aula nº 3

1- Segundo o texto o processo de clonagem para fins médicos seria semelhante àquele realizado com a ovelha Dolly, ou seja, o núcleo de um óvulo seria substituído pelo núcleo de uma célula somática, gerando um óvulo já fertilizado. A diferença constituiria no fato de que este óvulo fertilizado não seria implantado no útero, e continuaria seu desenvolvimento no laboratório. Então, na fase do blastocisto as celulas pluripotentes seriam utilizadas na fabricação de tecidos, que poderiam ser implantados no ser humano, sem que houvesse o risco de rejeição.

2- a)Todos do grupo possuem o desejo de doar sangue, caso nos enquadremos nos critérios utilizados para a mesma. Acreditamos que é um ato simples, que pouco custa para aqueles que realizam, mas de grande valor para aqueles que recebem o sangue doado. Temos em mente também que um dia poderá ser um de nós a precisar do mesmo.

b)Todos do grupo também desejam doar seu órgãos após a morte, ou em caso extremos como a de necessidade de um familiar. Não vemos problemas em tal ação por acreditarmos que depois de mortos, estes órgãos não terão mais valor algum para nós, mas que podem ser utilizados para salvar vidas.

Os Agregados: Mariana 29; Micaell 31; Paloma 33; Stela 36; Vinicius 39 disse...

Aula 3:
1) Existe uma relação no fato de que com a clonagem a doação de órgãos seria facilitada, pois os tecidos clonados a partir de células-tronco embrionárias seriam cultivados em laboratório, gerando inúmeros tipos de tecidos, diminuindo assim a chance de rejeição do receptor.

2)a)Todos do grupo possuem o desejo de doar sangue, pois sendo tudo feito da maneira certa, não haverá nenhuma consequência para nós doadores. Sendo que para o receptor será de grande importância pois poderá salvar sua vida.

b)Todos desejam doar seus órgãos depois de mortos, pois não existirá mais utilização dos mesmos, sendo que para quem os receber poderá ser essencial para salvar a vida da pessoa.


AULA 1 REPASSADA:

1- Os gêmeos idênticos (univitelinos) podem sim ser considerados clones, pois possuem o mesmo genoma, pois se originam do mesmo par espermatozóide e óvulo dos seus pais, que é a base de um experimento de clonagem.

2- Definimos célula somática como as células que formam os tecidos e orgãos do corpo humano, não sendo utilizada na reprodução. E ela se divide apenas por meio da mitose.

3- O blastocisto, que é o nome que o óvulo recebe após 72 horas depois da fecundação.

4- São células embrionárias pluripotentes aquelas que são internas do blastocisto e têm a capacidade de formar os tecidos e órgãos que compõe o corpo humano.

5- Acontece por meio da mitose, pois assim cada grupo de células é dividido de uma forma diferente gerando cada um deles um tecido diferente.

CORREÇÃO AULA 2:
4)Isto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos,para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização.
O óvulo é um célula que depois de fecundado, por meio da progressivas divisões originam o blastocisto que se fixa no útero.