segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3ª Aula - 212MB- Doação de sangue e órgãos


3ª Aula - 212MB- Doação de sangue e órgãos


A técnica de clonagem terapêutica para obtenção de células-tronco

Se em vez de inserir em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somática e deixar que ele se divida no laboratório se tem a possibilidade de usar estas células - que na fase de blastocisto são pluripotentes - para fabricar diferentes tecidos. Isto abrirá perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido do qual foram retiradas. É importante que as pessoas entendam que, na clonagem para fins terapêuticos, serão gerados só tecidos, em laboratório, sem implantação no útero. Não se trata de clonar um feto até alguns meses dentro do útero para depois lhe retirar os órgãos como alguns acreditam. Também não há porque chamar esse óvulo de embrião após a transferência de núcleo porque ele nunca terá esse destino.


A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto.

Terapia celular com outras fontes de células-tronco

a) Indivíduos adultos

Existem células-tronco em vários tecidos (como medula óssea, sangue, fígado) de crianças e adultos. Entretanto, a quantidade é pequena e não sabemos ainda em que tecidos são capazes de se diferenciar. Pesquisas recentes mostraram que células-tronco retiradas da medula de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do seu coração, o que abre perspectivas fantásticas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos. É verdade que nem todas as doenças genéticas poderiam ser tratadas com células-tronco, mas se pensarmos somente nas doenças neuromusculares degenerativas, que afetam uma em cada mil pessoas, quase duzentas mil pessoas teriam uma maior expectativa de vida.

b) Cordão umbilical e placenta

Pesquisas recentes vêm mostrando que o sangue do cordão umbilical e da placenta são ricos em células-tronco. Se as pesquisas com células-tronco de cordão umbilical proporcionarem os resultados esperados, isto é, se forem realmente capazes de regenerar tecidos ou órgãos, esta será certamente uma notícia fantástica, porque não envolveria questões éticas. Mas consequentemente teria que se resolver o problema de compatibilidade entre as células-tronco do cordão doador e do receptor. Para isto será necessário criar, com a maior urgência, bancos de cordão públicos, à semelhança dos bancos de sangue. Isto porque se sabe que, quanto maior o número de amostras de cordão em um banco, maior a chance de se encontrar um compatível. Experiências recentes já demonstraram que o sangue do cordão umbilical é o melhor material para substituir a medula em casos de leucemia. Por isso, a criação de bancos de cordão é uma prioridade que já se justifica somente para o tratamento de doenças sanguíneas, mesmo antes de confirmar o resultado de outras pesquisas.

c) Células embrionárias

Se as células-tronco de cordão tiverem a potencialidade desejada, a alternativa será o uso de células-tronco embrionárias obtidas de embriões não utilizados que são descartados em clínicas de fertilização. Os opositores ao uso de células embrionárias para fins terapêuticos argumentam que isto poderia gerar um comércio de óvulos ou que haveria destruição de "embriões humanos" e não é ético destruir uma vida para salvar outra.

Perguntas:


1 - Com relação aos textos lidos cite a relação da clonagem com a doação de órgãos?


2 - Discuta com o grupo sobre a importância da doação de sangue e órgãos. Responda:


a) Todos possuem o desejo de doar sangue? Justifique a resposta.

b) Todos possuem o desejo de ser um doador de órgãos? Justifique.

21 comentários:

João Militão e Caique Braga disse...

Nome : João Marcos Militão e Caique Braga
nº.: 15 e 3
turma : 212mb

1- Muitas pessoas pensam que com a clonagem, clonariam um feto para depois retirar dele os órgaos como muitos acreditam, porém não é bem assim, a clonagem terapêutica que por exemplo seria capaz de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto.

2-a) O desejo não, porém é necessario termos a conciência de que um dia poderemos precisar de doações, por isso devemos fazer por onde e se possível doar sangue sim.

b) Acredito que a maioria das pessoas desejam doar seus órgaos ao falacer, porém durante a vida ninguém desejaria perder um órgao por vontade própria, porém fariam sem problemas quando se trata de um estado de vida ou morte de um parente ou alguém muito próximo, pois perder um órgao não é como doar sangue, simples e facil, é uma parte de você que nunca mais irá voltar.

Caca, Dani, Fefa, Gabi, Ju, e Lari disse...

Nome: Camila, Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana e Larissa.
Nº: 4,6,7,10,19 e 20.
Turma: 212 MB

1 - A cloangem evitaria a rejeição do órgão. A doação de órgãos tem como desvantagem a rejeição, o doador pode até ser compatível, mas em muitas das vezes, o organismo do receptor rejeita o órgão. A clonagem acabaria com essa rejeição, uma vez que o tecido viria do próprio receptor.

2 -
a) Todos do grupo concordam que é importante a doação de sangue, entretanto um componente do grupo acha que esta doação só tem importância realmente no caso de família, por razão do medo da agulha.

b) Todos do grupo concordam em doar órgãos após a morte, para qualquer pessoa que necessite. No caso de vida, concordamos em doar no caso de familiares ou pessoas muito queridas e próximas.

Amanda disse...

Nome: Amanda
nº: 1
Turma: 212MB

1 - Esta relação entre clonagem e doação de orgãos é feita a partir do momento que a idéia de que possa se clonar alguém que precise desta doação para doar para ela mesma os orgãos é exemplificada.
Esta idéia veio a partir do pensamento de que, ninguém mais tem uma compatibilidade maior com você que você mesmo, logo o risco de rejeição seria muito menor.

2 -
a)Falando por eu mesma, tenho muita vontade de doar sangue, pois afinal não é nada que me prejudique (feito todos os exames) e é algo que estarei ajudando alguém que realmente precise, pois a qualquer momento poderia ser alguém próximo a mim que precise, e se todos contribuirmos fazendo nossa parte não teriamos problemas quando fosse nossa vez de ser ajudados.

b)Pelo mesmo motivo acima gostaría também de ser doadora de orgãos.
Ajudando alguém que precise de algo que não me fará grande falta assim.

Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel, Isadora e João Paulo.
nº2, 8, 9, 13, 16
Turma: 212MB


1- Os avanços da clonagem possibilitariam uma vantagem em relação á doação de órgãos, pois poder-se-ia cultivar órgãos em laboratório e se evitaria o risco de rejeição do organismo do paciente.

2- a) Todos os integrantes do grupo demonstram o desejo de doar sangue. Apesar de alguns apresentarem certo receio quanto à utilização de agulhas, todos acreditam que esta é uma atitude simples que pode ter uma importância inestimável para a vida de um ser humano, salvá-la.

2-b) Todos possuem o desejo de doar órgãos. Concordamos que a doação de órgãos é muito importante, e essa vontade deve ser declarada os familiares e amigos.

Carolina,Igor,Ianne,Jader,Júlia disse...

Nome:Carolina,Igor,Ianne,Jader,Júlia
Nº:5,11,12,14,18
Turma:212MB

1-A relação entre clonagem e doação de órgãos é que se desenvolve uma nova técnica que através da clonagem de células tronco retiradas de um individuo é produzido tecidos que formam órgãos que serão reintroduzidos no individuo que foi retirado a célula tronco e isso diminui muito a falta de compatibilidade.

2-a)A maioria possui uma opção a favor da doação de sangue.Mesmo não sendo para familiares, são vidas que estão sendo salvas.Porem para algumas pessoas do grupo a doação só é necessária em caso de emergência.

b)Em vida , alguns do grupo são a favor da doação para pessoas que realmente estão precisando, nos casos de familiares.Após a morte, a marioria também é a favor da doação dos orgãos,pois muitos estão precisando e eles estão inutilizados.Para outros , a doação é feita do forma negativa tanto na vida como na morte.

Lisandra - 23, Luisa M. - 25, Luiza N. - 26 , Maria Paula - 28, Mariana L. - 29 e Pedro Paulo - 36. disse...

Nomes: Lisandra, Luisa Murta, Luiza Nascimento, Maria Paula, Mariana Lima e Pedro Paulo.
N°: 23, 25, 26, 28, 29 e 36.
Turma: 212 MB

1) De acordo com o texto atráves da clonagem de tecido irão multiplicar as chances de que doentes como por exemplo os doentes cardíacos passam a obter uma vida saudável. A clonagem referida no texto trata-se da possibilidade descoberta pela ciência de criar em laboratório órgãos oriundos de células tronco. Assim evitaria as rejeição dos órgãos, o que pode acontecer com a doação de órgãos, e mais vidas podem ser salvas.

2) a) A maioria do grupo possue desejo de doar sangue, pois basta você terem mente o desejo de ajudar aguém e se enquadrar nas exigências, podendo assim salvar e ajudar muitas vidas.

b) O grupo todo tem o desejo de doar órgãos pois achamos injusto morrer e não disponibilizar nossos órgãos enquanto as pessoas morrem todos os dias precisando substituir alguns deles.

Laura 21, Liz 24, Maria Eduarda 27, Mariana 30, Marília 31, Paulo César 34. disse...

Laura, Liz, Maria Eduarda, Mariana, Marília, Paulo César.

1) A relação é a clonagem terapêutica que é feita com o único fim de retirar tecidos da célula produzida (introdução de um núcleo no óvulo), embora nunca chegará no estágio de um embrião, então ao contrário do que muitos pensam o clone não chega a se formar em um feto, do qual são retirados órgãos, chegam apenas ao estágio de uma célula da qual são retirados tecidos sem chances de rejeição, pois ela foi reproduzida a partir de uma célula somática do próprio receptor.

2) a) Sim, o grupo tem vontade de doar sangue. Porque ao doar, sabemos que vamos ajudar as pessoas que no momento estão precisando, assim salvando vidas. E não esquecendo que o ato da doação não prejudica ao doador e é necessário que o mesmo realize uma bateria de exames antes de ser feita a doação.

b) O grupo inteiro concorda em doar órgãos, pois acredita que é uma forma de continuar vivo em outra pessoa. Mas não basta possuir a vontade, devemos registrar este desejo para que possamos salvar vidas através deste ato.

Thales, Otávio, Vitor, Pedro e Tasso disse...

1- A partir dos textos apresentados anteriormente, pode-se concluir que a clonagem humana em muito se assemelha com a doação de órgãos.Nem sempre a clonagem consiste em criar dois seres idênticos, ela pode ser para reconstruir algum órgão com deficiências irreversíveis.

2- a) Não, muitas pessoas ainda tem medo de doar sangue ou pensam que a quantidade de sangue doado pode prejudicar seu corpo, mas é importante lembrar que a quantidade doada não é prejudicial o organismo.

b) Sim, um número considerável de pessoas deseja ser doadora de órgãos, mas muitos acabam que depois de sua falência não se tornam doadores já que não deixaram nenhum documento em escrito afirmando sua vontade, com isso, muitos doadores potenciais são "perdidos".

Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah disse...

Nome: Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah
Nº: 42, 22, 32, 37 e 38
Turma: 212 MB

1) Quando a clonagem é realizada para o uso da própria pessoa o risco de rejeição é menor obtendo maior sucesso em caso de reconstrução da medula ou do tecido cardíaco.

2)a) Gustavo, Layanne, Maurício e Rodrigo: Concordam e expressam o desejo de doar pois consideram uma boa forma de ajudar ao próximo.
Sarah: Não expressa o desejo de doar sangue, pois considera os métodos alternativos suficientes.

b) Todos do grupo concordam e expressam o desejo de doar órgãos pois consideram uma forma de salvar vidas.

Professora Elita Maria disse...

Nome : João Marcos Militão e Caique Braga
nº.: 15 e 3
turma : 212mb


Aula nº1-não encontrei comentários.

Aula nº 2- Rever e corrigir questões nº2, 3 e 4.

Aula nº 3 - Resposta nº2b - E pós morte, teriam desejo de serem doadores.

Professora Elita Maria disse...

Nome: Camila, Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana e Larissa.
Nº: 4,6,7,10,19 e 20.
Turma: 212 MB


Aula nº 1
Questão nº 2 - não responderam sobre as características das células somáticas.
Questão nº 3 - o nome da estrutura esta digitada de forma incorreta.
Questão nº 4 - resposta incompleta.


Aula nº 2
Questão nº 2 - resposta errada ("Dolly foi fecundada?")
Questão nº 4 - erro na resposta (É o óvulo que se fixa no útero?)

Aula nº 3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Amanda
nº: 1
Turma: 212MB

Não encontrei comentários referentes as aulas nº1 e nº2.

Professora Elita Maria disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel, Isadora e João Paulo.
nº2, 8, 9, 13, 16
Turma: 212MB

Aula nº1
Questão nº2 - O que são células somáticas?
Questão nº4 - Corrigir a resposta.

Aula nº2
Rever as questões de nº3 e 4

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome:Carolina,Igor,Ianne,Jader,Júlia
Nº:5,11,12,14,18
Turma:212MB

Aula nº1 - OK

Aula nº2
Questão nº3 - caracterizar célula somática.
Questão nº 4 - Rever e corrigir ("Qual o papel do óvulo?".

Aula nº3 - Ok

Professora Elita Maria disse...

Nomes: Lisandra, Luisa Murta, Luiza Nascimento, Maria Paula, Mariana Lima e Pedro Paulo.
N°: 23, 25, 26, 28, 29 e 36.
Turma: 212 MB

Aula nº1
Questão nº2 - caracterizar célula somática
Questão nº3 - corrigir o nome da estrutura.

Aula nº2
Rever questão de nº 3 e nº4

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Laura 21, Liz 24, Maria Eduarda 27, Mariana 30, Marília 31, Paulo César 34.
212MB

Aula nº1
Corrigir o nome da estrutura na questão de nº3.

Aula nº2
Rever a questão de nº3, citando a característica da célula somática.


Aula nº 3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Thales, Otávio, Vitor, Pedro e Tasso
212MB

Aula nº1 -
Questão nº1 - A qual célula a resposta se refere?

Aula nº2
Rever a resposta da questão nº4

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah
Nº: 42, 22, 32, 37 e 38
Turma: 212 MB

Aula nº1 - Ok

Aula nº2
Questão nº3 - Caracterizar célula somática.
Questão nº4 - Rever resposta

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Rodrigo
212MB

Não encontrei comentários das aulas de nº1 e nº3.

Aula nº2
Rever e corrigir as respostas de nº3 e 4.

Professora Elita Maria disse...

Professora Elita Maria disse...

Letícia
212MB

Aula nº1
Rever a resposta de nº1.

Aula nº2
Questão nº3 - Rever a resposta.
Questão nº4 - Rever a resposta ("O óvulo se instala no útero.....??)

Aula nº3
Não encontrei comentários.

Jader, Carolina, Ianne, Julia Porto, Igor disse...

3- Porque as células somáticas estão presentes em todo o organismo, desenvolvendo apenas por mitose. As células somáticas se caracterizam por não estarem relacionadas a reprodução, células epiteliais são somáticas.

4- Como um "corpo" clonado necessita de um abrigo que o desenvolverá até eu nascimento, a escolha do Óvulo para receber o o núcleo de uma célula somática é devido seu papel essencial e responsável na congretização da fecundação e geração do feto. A função desempenhada pelo óvulo é propiciar a formação de um zigoto, a partir da junção com o espermatozoide.