segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3ª Aula - 212MC- Doação de sangue e órgãos


3ª Aula - 212MC- Doação de sangue e órgãos


A técnica de clonagem terapêutica para obtenção de células-tronco

Se em vez de inserir em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somática e deixar que ele se divida no laboratório se tem a possibilidade de usar estas células - que na fase de blastocisto são pluripotentes - para fabricar diferentes tecidos. Isto abrirá perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido do qual foram retiradas. É importante que as pessoas entendam que, na clonagem para fins terapêuticos, serão gerados só tecidos, em laboratório, sem implantação no útero. Não se trata de clonar um feto até alguns meses dentro do útero para depois lhe retirar os órgãos como alguns acreditam. Também não há porque chamar esse óvulo de embrião após a transferência de núcleo porque ele nunca terá esse destino.


A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto.

Terapia celular com outras fontes de células-tronco

a) Indivíduos adultos

Existem células-tronco em vários tecidos (como medula óssea, sangue, fígado) de crianças e adultos. Entretanto, a quantidade é pequena e não sabemos ainda em que tecidos são capazes de se diferenciar. Pesquisas recentes mostraram que células-tronco retiradas da medula de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do seu coração, o que abre perspectivas fantásticas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos. É verdade que nem todas as doenças genéticas poderiam ser tratadas com células-tronco, mas se pensarmos somente nas doenças neuromusculares degenerativas, que afetam uma em cada mil pessoas, quase duzentas mil pessoas teriam uma maior expectativa de vida.

b) Cordão umbilical e placenta

Pesquisas recentes vêm mostrando que o sangue do cordão umbilical e da placenta são ricos em células-tronco. Se as pesquisas com células-tronco de cordão umbilical proporcionarem os resultados esperados, isto é, se forem realmente capazes de regenerar tecidos ou órgãos, esta será certamente uma notícia fantástica, porque não envolveria questões éticas. Mas consequentemente teria que se resolver o problema de compatibilidade entre as células-tronco do cordão doador e do receptor. Para isto será necessário criar, com a maior urgência, bancos de cordão públicos, à semelhança dos bancos de sangue. Isto porque se sabe que, quanto maior o número de amostras de cordão em um banco, maior a chance de se encontrar um compatível. Experiências recentes já demonstraram que o sangue do cordão umbilical é o melhor material para substituir a medula em casos de leucemia. Por isso, a criação de bancos de cordão é uma prioridade que já se justifica somente para o tratamento de doenças sanguíneas, mesmo antes de confirmar o resultado de outras pesquisas.

c) Células embrionárias

Se as células-tronco de cordão tiverem a potencialidade desejada, a alternativa será o uso de células-tronco embrionárias obtidas de embriões não utilizados que são descartados em clínicas de fertilização. Os opositores ao uso de células embrionárias para fins terapêuticos argumentam que isto poderia gerar um comércio de óvulos ou que haveria destruição de "embriões humanos" e não é ético destruir uma vida para salvar outra.

Perguntas:


1 - Com relação aos textos lidos cite a relação da clonagem com a doação de órgãos?


2 - Discuta com o grupo sobre a importância da doação de sangue e órgãos. Responda:


a) Todos possuem o desejo de doar sangue? Justifique a resposta.

b) Todos possuem o desejo de ser um doador de órgãos? Justifique.

26 comentários:

Amanda disse...

Nome: Amanda
nº: 1
Turma: 212MB

1 - Esta relação entre clonagem e doação de orgãos é feita a partir do momento que a idéia de que possa se clonar alguém que precise desta doação para doar para ela mesma os orgãos é exemplificada.
Esta idéia veio a partir do pensamento de que, ninguém mais tem uma compatibilidade maior com você que você mesmo, logo o risco de rejeição seria muito menor.

2 -
a)Falando por eu mesma, tenho muita vontade de doar sangue, pois afinal não é nada que me prejudique (feito todos os exames) e é algo que estarei ajudando alguém que realmente precise, pois a qualquer momento poderia ser alguém próximo a mim que precise, e se todos contribuirmos fazendo nossa parte não teriamos problemas quando fosse nossa vez de ser ajudados.

b)Pelo mesmo motivo acima gostaría também de ser doadora de orgãos.
Ajudando alguém que precise de algo que não me fará grande falta assim.

Anônimo disse...

adoro biologia é muinto legal!!!!

Débora,Esther,Letícia,Karen disse...

1-Atualmente a ciência que estuda a clonagem é muito desenvolvida,com a clonagem diminui-se as chances do organismo receptor do órgão doado tenha rejeição. Desta forma seria possível clonar um tecido do seu próprio corpo deixando que a célula somática se divida e seja capaz de construir diferentes tecidos,dificultando a rejeição.

2-a)Todos possuem o desejo de doar sangue para ajudar ao próximo,a quem precise,sabendo que em pequenas atitudes como essa estaremos salvando vidas.

b)Com o mesmo objetivo de ajudar ao próximo,todos os integrantes do grupo tem o desejo de doar órgãos,pois tem a consciência de como são importantes esses gestos.

Grupo do Leonardo disse...

Nome: Clara Castro, Douglas Parreira, Gabriel Maximo, Iago Sant'anna e Leonardo Vidal
Nº: 7, 9, 13, 15, 18
212MC

1 - Observamos que a clonagem terapêutica seria de grande importancia para a regeneração de órgãos onde seria possível a reconstituição de determinados órgãos através da divisão da célula do óvulo com o núcleo de uma célula somática que pode 'fabricar' diversos tecidos e pelo material genético ser o mesmo do receptor, se evita, portanto, a rejeição do organismo do mesmo.

2a) Percebemos que nem todas as pessoas têm o desejo de doar sangue, pois muitas têm medo do procedimento e que o mesmo possa prejudicar sua saúde. Além do procedimento, ir contra a religião de algumas pessoas.

b) Algumas pessoas também têm receio de doar seus órgãos pelo fato de ser necessário uma cirurgia (enquanto vivo) e questões de ética própria e religiosas referentes a essa doação.

*-* disse...

Carolina, Gabriel, Germana, Isabela, Liege e Lívia
nº06,11,14,16,20,21

1- A clonagem terapêutica tem a vantagem de permitir a multiplicação de células do óvulo,em laboratório, gerando novos tecidos. O que evitaria a rejeição se o doador for a própria pessoa.


2- a) Sim, todos são a favor da doação de sangue. Pois através desse ato, podemos ajudar a salvar vidas.
b) Sim. Pois partimos do conceito de que se já estamos mortos, podemos doar, sem problema algum, pois outras pessoas precisam deles, já que nós não necessitamos mais.

banana disse...

Alunos: Luiz Gustavo, Phelipe, Raianne, Renan, Victor.

Numeros: 26,33,34,36,42.

1)A clonagem pode ser usada, para reconstruir tecidos que foram danificados por alguma razão. Para esse procedimento acontecer são necessarias células troco, e células do próprio paciente. Ao contrário do que se pensa, com esse tipo de clonagem só é recriado o tecido, e não um outro organismo.

2)
a. Sim, é algo que pode ajudar o próximo, e nunca se sabe se um dia precisaremos de ajuda também.
b.Sim, já que poderemos ajudar a nossa familia, ou pessoas necessitadas, mesmo depois de ter morrido.

Anônimo disse...

eu tb adoroooo biiio!! (L)

Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon. disse...

Nome: Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon.
Nº: 23, 24, 25, 31, 32 e 35
Turma: 212MC

1- Pois a clonagem, chamada terapêutica, faria com que órgãos se regenerassem a partir da célula de seu portador. E assim, não seria necessária a morte de terceiros para a utilização dos órgãos.

2- a) Todo o grupo acredita que a doação de sangue é benéfica e importante para a manuntenção da vida do próximo.

b) Acreditamos que durante a vida doaríamos, apenas, órgãos para familiares e amigos próximos, porém após nossa morte, esperamos que nossos órgãos sejam aproveitados por qualquer um que necessite.

Anônimo disse...

Nomes: Amanda, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Oliveira, Bárbara Ferreira e Gabriel Passos.
Números: 1,2,3,4,5,12
Turma: 212MC

1) Com o avanço da medicina, já é possível produzir tecidos em laboratório apartir da clonagem e da modificação de células tronco. É preciso entender que na clonagem terapeutica serão gerados tecidos que não terão problemas com rejeição porque as células não terão as mesmas características do tecido do qual foram retiradas visto que passaram por modificações, logo a doação de orgãos será facilitada.

2) a) Sim, todos desejam doar sangue no futuro para tentar amenizar a carência nos bancos de sangue e consequentemente, ajudar as pessoas que precisam.
b) Sim, todos desejam ser doadores de órgãos. Em vida, podemos doar parte do fígado, medula e até um rim, porém acreditamos que a doação é válida para pessoas próximas. Após falecer, podemos doar os demais orgãos do corpo já que não os utilizaremos mais e eles poderão salvar vidas.

Ana Paula, Marianna, Rhanna e Tathiane disse...

Nome: Ana Paula, Marianna, Rhanna e Tathiane
N: 43,27,37 e 39
Turma: 212MC

1 - Com relação aos textos lidos cite a relação da clonagem com a doação de órgãos?
Os progressos da clonagem permitiriam um proveito em relação á doação de órgãos, porque poderia cultivar órgãos e, consequentemente evitaria o risco de rejeição do organismo do receptor do órgão.
2 - Discuta com o grupo sobre a importância da doação de sangue e órgãos. Responda:

a) Todos possuem o desejo de doar sangue? Justifique a resposta.

Sim, todos nós somos a favor da doação de sangue, pois ela é responsável por salvar milhões de vidas e ajudar várias famílias.

b) Todos possuem o desejo de ser um doador de órgãos? Justifique.
Sim, porque acreditamos que ao doar um órgão estamos ajudando as pessoas há permanecerem mais tempo em vida, e consequentemente amenizar o sofrimento das mesmas.

Thaline disse...

None: Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Nº: 22, 28, 29, 38, 40 e 41
Turma: 212MC

1 -A relação consiste no fato de que a clonagem terapêutica faz com o que o tecido do órgão recebido seja igual o do corpo(o material genético é o mesmo do receptor), evitando a rejeição do organismo do mesmo na doação do órgão.

2)a-Todas no grupo são a favor da doação de sangue, apesar de a aluna Sabrinna ter fobia de agulhas, e por esse motivo, preferir não doar. As integrantes do grupo pensam que não há nenhum problema em ajudar pessoas necessitadas sendo que o sangue doado não nos fará falta e será muito importante para o receptor, podendo até salvar sua vida.

2)b-Todas as alunas do grupo têm vontade de doar os órgãos, mas apenas depois da morte (a doação em vida só aconteceria se o receptor fosse algum familiar ou alguém que necessitasse urgentemente da operação). A aluna Melissa, por sua vez, doaria a qualquer um, viva ou morta.

Professora Elita Maria disse...

Débora,Esther,Letícia,Karen

Aula nº1
Questão nº2 - Caracterizar célula somática

Aula nº2
Questão nº3 - resposta incompleta.

Aula nº3 -OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Clara Castro, Douglas Parreira, Gabriel Maximo, Iago Sant'anna e Leonardo Vidal
Nº: 7, 9, 13, 15, 18
212MC

Aula nº1 - OK

Aula nº2
Questão nº 4 - "É o óvulo que se adere ao útero?" Corrigir a resposta.


Aula nº3
Questão 2b- O grupo discutiu sobre a doação de órgãos após a morte.

Professora Elita Maria disse...

Carolina, Gabriel, Germana, Isabela, Liege e Lívia
nº06,11,14,16,20,21

Aula nº 1
Rever questões de nº1 e nº2

Aula nº2
Rever resposta nº 3.
Resposta nº4 totalmente errada.

Aula nº3 - Ok

Professora Elita Maria disse...

Alunos: Luiz Gustavo, Phelipe, Raianne, Renan, Victor.

Numeros: 26,33,34,36,42.

Aula nº1
Questão nº1 - incompleta
Questões nº2 e nº3 - erradas
Questão nº4 - não foi citada a região da estrutura.

Aula nº 2
Questão nº4 - resposta errada.

Aula nº 3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon.
Nº: 23, 24, 25, 31, 32 e 35
Turma: 212MC

Aula nº1
Questão nº2 - caracterizar célula somática.
Questão nº4 - Completar a resposta.

Aula nº2
Questão nº1 - não respondida
Questão nº 3- rever a resposta.
Questão nº4 - Rever a resposta (É o óvulo que se agrega a parede do útero)

Professora Elita Maria disse...

Nomes: Amanda, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Oliveira, Bárbara Ferreira e Gabriel Passos.
Números: 1,2,3,4,5,12
Turma: 212MC

Aula nº1
Questão nº2 - Caracterizar célula somática.

Aula nº2
Questão nº3 - incompleta
Questão nº4 - rever a resposta ("É o óvulo que se fixa no útero?")

Aula nº3 - OK

Professora Elita Maria disse...

Nome: Ana Paula, Marianna, Rhanna e Tathiane
N: 43,27,37 e 39
Turma: 212MC

Aula nº1
Questão nº2 - caracterizar célula somática.

Aula nº2
Questão nº3 - resposta errada.
Questão nº 4 - rever resposta. ("É o óvulo que se adere a parede do útero?")

Aula nº3 - Ok

Professora Elita Maria disse...

None: Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Nº: 22, 28, 29, 38, 40 e 41
Turma: 212MC

Aula nº1
Questão nº2 - Completar a resposta.

Aula n°2
Questão de nº3 - errada.
Questão de n°4 - erro na resposta. ("É o óvulo que se adere ao útero?")

Aula nº 3 - Não encontrei comentários.

Professora Elita Maria disse...

Letícia
212MB

Aula nº1
Rever a resposta de nº1.

Aula nº2
Questão nº3 - Rever a resposta.
Questão nº4 - Rever a resposta ("O óvulo se instala no útero.....??)

Aula nº3
Não encontrei comentários.

Thaline disse...

Nome: Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Nº: 22, 28, 29, 38, 40 e 41
Turma: 212MC

1 -A relação consiste no fato de que a clonagem terapêutica faz com o que o tecido do órgão recebido seja igual o do corpo(o material genético é o mesmo do receptor), evitando a rejeição do organismo do mesmo na doação do órgão.

2)a-Todas no grupo são a favor da doação de sangue, apesar de a aluna Sabrinna ter fobia de agulhas, e por esse motivo, preferir não doar. As integrantes do grupo pensam que não há nenhum problema em ajudar pessoas necessitadas sendo que o sangue doado não nos fará falta e será muito importante para o receptor, podendo até salvar sua vida.

2)b-Todas as alunas do grupo têm vontade de doar os órgãos, mas apenas depois da morte (a doação em vida só aconteceria se o receptor fosse algum familiar ou alguém que necessitasse urgentemente da operação). A aluna Melissa, por sua vez, doaria a qualquer um, viva ou morta.

Grupo do Leonardo disse...

Nome: Clara Castro, Douglas, Gabriel Maximo, Iago e Leonardo
Nº: 7, 9, 13, 15, 18

CORREÇÃO DAS RESPOSTAS:
Aula 2:
4 - Devido ao fato do óvulo apresentar a energia necessária armazenada (vitelo) para a ocorrencia das divisões celulares que irão se realizar.

Aula 3:
2b) Algumas pessoas também têm receio de doar seus órgãos pelo fato de ser necessário uma cirurgia (enquanto vivo) e questões de ética própria e religiosas referentes a essa doação (também após a morte).

Amanda, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Ferreira, Bárbara Oliveira, Gabriel Passos disse...

Nome: Amanda, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Ferreira, Bárbara Oliveira e Gabriel Passos
Nº: 1,2,3,4,5 e 12
Turma: 212MC

Correção dos comentários:
Aula 1) As células somáticas são as células que não se envolvem na reprodução pois seu núcleo só pode se dividir por mitose.

Aula 2) n°3 = Na teoria seria impossível fazer células somáticas atuarem como sexuais, pois nas somáticas quase todos os genes estão desligados. Mas, a ovelha Dolly, foi gerada de células somáticas mamárias retiradas de um animal adulto. A parte nuclear das células, onde encontramos genes, foram armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sido retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de um choque elétrico, as células foram estimuladas, após um estado em que ficaram "dormindo". Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões tendo o material genético do núcleo da célula mamária que introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.
nº 4 = Pois somente na célula ovo obtém-se a energia necessária oriunda do vitelo para a formação de um novo indivíduo.

*-* disse...

Carolina, Gabriel, Germana, Isabela, Liege e Lívia
nº06,11,14,16,20,21

Correção dos comentários:

AULA 1
1- Pois os gêmeos univitelinos, os identicos, inicialmente pertenciam a mesma
célula ovo, que se dividiu, dando origem a pelo menos duas células, possuindo assim o mesmo sexo e aparencia similar, sendo considerados clones naturais, pois possuem o mesmo DNA.

2- As células somáticas são aquelas que são capazes de formar tecidos ou orgãos do organismo através da divisão mitose. Elas perdem a capacidade de forma-los quando ja transformadas em células diferentes.


AULA 2
3- Pois a célula somática, possui o código genético do indivíduo no núcleo apos realizar a mitose, forma várias outras céulas com o material genético apenas do indivíduo doador.

4- Pois a quando a célula faz mitose gasta energia, e precisa de nutrientes dentro da mesma. Quando o blastocisto se adere ao útero, as células vão precisar de nutrientes,
e o óvulo é cheio de vitelo(nutrientes) para fornecer energia para outras células do corpo.

Thaline disse...

Nome: Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Nº: 22, 28, 29, 38, 40 e 41
Turma: 212MC

CORREÇÃO

Aula nº1

Questão nº2 - Células somáticas ão quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução (tal como as células da pele) e possuem carga genética total (2n ou 46 cromossomos).

Aula n°2

Questão de nº3 - Os cientistas usaram uma célula somática (2n) pois ela contem todos os pares de genes do doador, podendo assim utilizar totalmente o gene do doador.

Questão de n°4 - Foi utilizado o óvulo porque ele possui energia armazenada (vitelo). Quando o blastocisto se adere ao útero, será necessário energia, que é fornecida pelo óvulo, para a ocorrencia das divisões celulares

Ana Paula, Marianna, Rhanna e Tathiane. disse...

CORREÇÃO DAS QUESTÕES:

AULA 1 -> QUESTÃO NÚMERO 2:
As células somáticas,são aquelas que tem a capacidade de formar tecidos e/ou órgãos do nosso organismo. Essa capacidade é desenvolvida através da divisão da célula, por meio da mitose. Elas perdem essa capacidade quando já estão envolvidas diretamente na reprodução. São células 2n ou 46 cromossomos.
AULA 2 -> QUESTÃO 3:
A célula somática tem o código genético da pessoa em questão. No núcleo,após ter realizado a mitose(divisão celular), ela gera(forma), várias outras células, que possuem o material genético da pessoa doadora.
QUESTÃO 4:
Como o óvulo já tem a energia necessária que fica armazenada no vitelo, para a ocorrência das divisões celulares que irão ser realizadas pela célula.

ANA PAULA, MARIANNA,RHANNA E TATHIANE.