segunda-feira, 8 de agosto de 2011

212MA - 1ª Aula - Clonagem

1ª aula - 212MA

Clonagem e células-tronco


A CLONAGEM é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.

Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas de totipotentes. Na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas que vão originar a placenta e os anexos embrionários, e uma massa de células internas que vai originar o embrião propriamente dito. Após 72 horas, este embrião, agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. São chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes. A partir de um determinado momento, estas células somáticas - que ainda são todas iguais - começam a diferenciar-se nos vários tecidos que vão compor o organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Os genes que controlam esta diferenciação e o processo pelo qual isto ocorre ainda são um mistério. O que sabemos é que uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares e assim por diante. Apesar de o número de genes e de o DNA ser igual em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Por que os gêmeos idênticos são considerados clones?

2- Como o grupo define uma célula somática?

3- Qual a estrutura que se fixa no útero?

4- O que são células tronco embrionárias pluripotentes?

5- O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose ou meiose? Justifique sua resposta.

8 comentários:

Ana 5 ; Bárbara 8 e 9; Gabriela 17 ; Helena 20 disse...

1 - É comprovado que os gêmeos idênticos, que são considerados clones, são originados da divisão de um mesmo óvulo fertilizado. Apesar de serem considerados clones, gêmeos idênticos não possuem as mesmas impressões digitais, fazendo então, com que eles sejam únicos.

2 - Célula somática é qualquer célula do corpo que forma os tecidos e os órgãos do corpo. São células que só se dividem por mitose. Após a fecundação ocorre as primeiras divisões, com a formação do embrião, passando por transformação todo o tempo da vida.

3 - O óvulo, após 72 no útero, é chamado de Blastocisto.

4 - São consideradas células tronco embrionárias pluripotentes as células do blastocisto que vão originar os tecidos que compõem o corpo humano.

5 - São originadas da Meiose. Pois as células de cada tecido são divididas diferentemente.

Alaina, André, Bueno, Fernanda e Gustavo disse...

1-Os gêmeos idênticos são considerados clones, pois foram formados a partir de uma única célula, consequentemente possuem o mesmo código genético.

2-Célula Somática são as células que possuem a capacidade de formar orgãos e tecidos do corpo humano. Este tipo de célula só se divide por meio de mitose.

3-No sexto dia após a fecundação o blastocisto se fixa no útero e com isso inicia-se a fase de implatação.

4- Células tronco pluripotentes, são aquelas células que possuem a capacidade de formar todos os tecidos e orgãos que o embrião necessita.

5- O processo de formação dos tecidos do organismo ocorre por meio de mitose, pois através da mesma existe a duplicação da células sem que perca suas caracteristicas originais.

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Bêsso 30, Verônica 38, Vitor 40. disse...

1- Após a leitura do texto concluímos que os gêmeos são considerados clones naturais, pois o conjundo DNA dos dois indivíduos será igual, já que surgiram da divisão de um mesmo óvulo fecundado.

2- Entendemos por célula somática qualquer célula que não esteja envolvida na reprodução, como células da pele ou dos tecidos.


3- De acordo com o texto, a estrutura que se fixa na cavidade uterina 72 horas depois da fecundação é o blastócisto

4- Como foi visto no texto, células tronco pluripotentes são as células internas do blastócisto, que são capazes de formar os tecidos que compõem os seres humanos


5- A formação dos tecidos é feita a partir da Meiose, pois divide diferentemente cada grupo de células, cada uma formando um tecido diferente.

Os Agregados: Mariana 29; Micaell 31; Paloma 33; Stela 36; Vinicius 39 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ma.biologia212 disse...

Julia Martins 25, Leticia Guedes 27, Pablo 32, Priscila Esposte 34, Rebeca Cipriano 35, Thaylla 37

1- Concluímos que os gêmeos idênticos são considerados clones naturais por resultarem da divisão de um mesmo óvulo fertilizado, possuindo, consequentemente, o mesmo código genético. Apesar da semelhança genética, os gêmeos podem desenvolver diferenças físicas no decorrer da vida, não sendo, portanto, totalmente iguais.

2- Uma célula somática consiste numa célula não envolvida diretamente com a reprodução. Elas se dividem apenas por mitose e compõem as diversas estruturas do corpo, como os órgãos, os tecidos, os músculos entre outras.

3- A estrutura que se fixa no útero é o blastocisto. O último é resultante de uma série de divisões a partir da célula ovo até que esta se diferencie em dóis grupos principais, sendo estes os das células que vão formar a placenta e os das células que vão originar o embrião. Tal fixação demora cerca de 72 horas.

4- As células tronco embrionárias pluripotentes são as células internas do blastocisto capazes de formar todos e quaisquer tecidos do organismo.

5- A formação dos diferentes tecidos do organismo se dá por meio da mitose, pois esse processo gerará células iguais com o mesmo código genético e número de cromossomos da célula mãe.

Jean 22, José 23, Lucas 28, Yago 41 e Yan 42 disse...

1- De acordo com a opinião do grupo, eles Podem ser considerados gêmeos idênticos, pois são originados pelo mesmo óvulo fertilizado,possuindo assim o mesmo código genético.

2- Célula somática são aquelas que formam todos os tecidos e órgãos do corpo humano. Depois da fecundação ocorre as primeiras divisões feitas por mitose e com a formação do embrião.

3- A estrutura que se fixa no útero após 72 horas após a fecundação é o blastócisto.

4- São as células internas do blastócisto que irão formar os tecidos e os órgãos do corpo humano.

5- As células se formam por meio de meiose, pois elas se dividem de formas diferentes.

Os Agregados: Mariana 29; Micaell 31; Paloma 33; Stela 36; Vinicius 39 disse...

1- Os gêmeos idênticos (univitelinos) podem sim ser considerados clones, pois possuem o mesmo genoma, pois se originam do mesmo par espermatozóide e óvulo dos seus pais, que é a base de um experimento de clonagem.

2- Definimos célula somática como as células que formam os tecidos e orgãos do corpo humano, não sendo utilizada na reprodução. E ela se divide apenas por meio da mitose.

3- O blastócito, que é o nome que o óvulo recebe após 72 horas depois da fecundação.

4- São células embrionárias pluripotentes aquelas que são internas do blastócito e têm a capacidade de formar os tecidos e orgãos que compõe o corpo humano.

5- Acontece por meio da mitose, pois assim cada grupo de células é dividido de uma forma diferente gerando cada um deles um tecido diferente.

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Bêsso 30, Verônica 38, Vitor 40. disse...

CORREÇÃO

Aula 1 – Questão 5 – Ocorre por mitose, a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.