segunda-feira, 8 de agosto de 2011

212MB - 1ª Aula - Clonagem

1ª aula - 212MB

Clonagem e células-tronco


A CLONAGEM é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.

Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas de totipotentes. Na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas que vão originar a placenta e os anexos embrionários, e uma massa de células internas que vai originar o embrião propriamente dito. Após 72 horas, este embrião, agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. São chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes. A partir de um determinado momento, estas células somáticas - que ainda são todas iguais - começam a diferenciar-se nos vários tecidos que vão compor o organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Os genes que controlam esta diferenciação e o processo pelo qual isto ocorre ainda são um mistério. O que sabemos é que uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares e assim por diante. Apesar de o número de genes e de o DNA ser igual em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Por que os gêmeos idênticos são considerados clones?

2- Como o grupo define uma célula somática?

3- Qual a estrutura que se fixa no útero?

4- O que são células tronco embrionárias pluripotentes?

5- O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose ou meiose? Justifique sua resposta.

11 comentários:

banana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
banana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol,Ianne,Igor,Jader,Julia disse...

Alunos : Carolina,Ianne,Igor,Jader,
Júlia
Nº:5,12,13,14,18
Turma:212Mb

1-Gêmeos idênticos são considerados clones, pois se originam da divisão de um óvulo fertilizado, mas não são clones, pois os clones possuem o mesmo DNA, já que são uma cópia, os gêmeos idênticos, por mais parecidos que sejam, tem DNA diferente, tanto é que possuem até mesmo impressões digitais diferentes.

2-Células somáticas são células diplóides (2n) que estão envolvidas na formação de órgãos e tecidos do corpo humano , cujo o núcleo se divide apenas por mitose , ao contrário das células germinativas que dividem-se em meiose para formar os gametas .

3-Aproximadamente do sexto dia após a fecundação o blastocisto fixa-se no endométrio do útero iniciando a fase de implantação.

4- São células primitivas de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializado em qualquer órgão ou tecido do organismo.

5-Por mitose, pois esse processo consiste na divisão celular, podendo ser dito também como formação de tecidos.

Caca, Dani, Fefa, Gabi, Ju e Laris. disse...

Nomes: Camila, Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana e Larissa.
Nº: 4,6,7,10,19 e 20.
Turma: 212MB

1 - Os gêmeos idêticos são considerados clones porque se originam da divisão de um mesmo óvulo fertilizado.

2 - A partir de um determinado momento, as células somáticas, que ainda são todas iguais, começam a se diferenciar nos vários tecidos que vão compor o organismo,como por exemplo o sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares.

3 - A estrutura que se fixa no útero é chamado de blastócito.

4 - As células tronco embrionárias pluripotentes são aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários.

5 - O processo de formação dos diferentes tecidos ocorre por meio da mitose. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano, assim pode-se dizer serem formadas a partir da divisão de cromossomos em duas células filhas e assim, sucessivamente. A mitose é também conhecida como o processo universal da divisão.

Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel Ferreira, Isadora e João Paulo
Nº: 02, 08, 09, 13 e 16
Turma: 212 Mb - G1

1 - 1- O fato de gêmeos univitelinos serem formados pela divisão de uma única célula ovo em dois segmentos que se desenvolvem independentemete justifica o porquê de eles serem chamados de clones, pois por derivarem de uma mesma célula de origem compartilham o mesmo código genético, o que os define como tal.

2 - A partir de um dado momento as células somáticas, tão origem à outros tipos de células, como tecidos, musculos, sangue. Depois de que se tornam células diferente das somáticas, elas perdem a capacidade de se alterar novamente para formar outros tipos de células.

3 - O Blastocisto, aproximadamente no 5º dia de gestação, fixa-se no endométrio do útero dando iniciação assim a fase de implantação.

4 - Células-tronco embrionárias pluripotentes, são células que formam a massa interna do “pré-embrião”, ou seja, originam todos os tecidos e células que juntamente com a placenta e os anexos embrionários formam um organismo.

5 -O processo de formação dos tecidos do organismo ocorre por mitose. A mitose é um processo de divisão celular, onde uma célula é duplicada, mantendo a mesma informação genética e o mesmo numero de cromossomos, formando assim tecidos a partir de novas células idênticas à célula mãe. Já a meiose é um processo de formação de gametas, onde uma célula mãe origina 4 células filhas com a metade do número de cromossomos da mãe.

Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo, Sarah disse...

Nomes: Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah
Números: 42, 22, 32, 37 e 38

1)Os gêmeos idênticos podem ser considerados clones por terem origem na divisão de um mesmo óvulo fertilizado.

2)Todas as células do corpo são somáticas, com exceção dos gametas (óvulo e espermatozóide). Essas células se definem por serem diplóides (2n) e apresentarem 46 cromossomos, no caso dos seres humanos. Elas estão envolvidas na formação de órgãos e tecidos do corpo humano.

3)Após 72 horas da formação do embrião, este vai se implantar na cavidade uterina. Nesta etapa o embrião é chamado de blastocisto.

4)As células tronco embrionárias pluripotentes dão origem aos diversos tecidos que compõem o corpo humano.

5)O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose, que é um processo de divisão celular onde ocorre a renovação de tecidos de organismo pluricelulares, como por exemplo, quando nos cortamos. Já a meiose é um processo para formação de gametas, onde uma célula diplóide (2n) gera quatro células haplóides (n).

thalesotaviovitorpedrotasso disse...

NOMES: Otávio, Pedro, Thales, Tasso, Vitor
Nº: 33, 35,40,39,41
TURMA: 212 mB

1 - Porque são originados de uma mesma celula com o mesmo código genético.
2 - As células são envolvidas na formação de órgãos e tecidos do corpo humano. As células são diploides e o núcleo se divide por mitose.
3 - A estrutura chamada de blastocito, a partir do quinto dia de fecundação em média, se fixa no útero dando início à fase de implantação.
4 - São células primitivas do pré embrião, que é capaz de se diferenciar em praticamente todos tecidos do corpo humano, que originas os tecidos e células para formar um organismo.
5 – o processo ocorre por mitose. Mitose é processo da divisão celular, mantendo o mesmo numero de cromossomos e a mesma genética.

Laura, Liz, Duda, Mariana, Marilia e Junior disse...

Laura (nº21), Liz (nº24), Maria Eduarda (nº27), Mariana (nº30), Marilia (nº31) e Junior (nº34)

1-Gêmeos idênticos possuem o mesmo genoma, que é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA. Além desses dados, sabemos que o ovulo fecundado é dividido em dois oumais, então por receberem as mesmas caracteristicas são considerados clones uns dos outros.
2- Células somáticas são células dos organismos multicelulares ou pluricelulares ( formados por mais de uma celula), e elas não são envolvidas diretamente com a reprodução, tal como as células da pele. E seu núcleo se divide apenas por mitose ( processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas), ao contrário das células germinativas que podem sofrer meiose (processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade) para formar os gametas ( células sexuais).
3-Denominamos blastócito e estrutura que se fixa no útero, esta nada mais é que uma fase do embrião.
4- Células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. E pluripotentes podem produzir todos os tipos celulares do embrião. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

5- Por mitose, pois o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomicamente e geneticamente idênticas.

Lisandra, Luísa M, Luíza N, Maria Paula, Mariana e Pedro Paulo(n°23, 25, 26, 28, 29 e 36) turma: 212MB disse...

1- Porque os gêmeos idênticos se dividem de um ovulo fertilizado e são geneticamente iguais !

2- As celulas somaticas são aquelas que dão origem a outros tipos de células se modificando
e tornando-se outros tipos de celulas perdendo assim sua capacidade de se modificar novamente permanentemente.

3-É a estrutura que se fixa no útero até mais ou menos a quinta gestação chama-se blastócito.

4-São celulas que podem se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo,por isso estão sendo usadas essas celulas em pesquisas que acreditam na capacidade de reeobter funções do corpo pedidas em acidentes atraves do uso dessa celulas, que se encontram no interior do blastocisto.

5-A formação de tecidos do organismo ocorre por mitose,onde a mesma é um processo de divisao celular,formando tecidos a partir da celula da mãe.

Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel Ferreira, Isadora e João Paulo
Nº: 02, 08, 09, 13 e 16
Turma: 212 Mb - G1

Correção das questões



2 - Células somáticas são células diplóides (2n), que, no caso do ser humano, apresentam 46 cromossomos. A partir de um dado momento as células somáticas dão origem a outros tipos de células, como: tecidos, músculos, células sanguíneas entre outras. Depois de diferenciar-se, essas células perdem a capacidade de se alterar novamente para formar outros tipos de células.


4 - Células-tronco embrionárias pluripotentes são células que podem se diferenciam em diversos tipos celulares, originando variados tecidos e formando um organismo.