segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2ª Aula - 212MA - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

9 comentários:

Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves, Helena Alcântara disse...

Nome: Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara.
N°: 8, 9, 17 e 20
Turma: 212ma

1) O processo de clonagem de Dolly ocorreu vindo de uma célula somática diferenciada proveniente da transferência do núcleo de uma célula somática de uma ovelha branca(de sua glândula mamária)para uma célula de ovelha negra anucleada. Essa comportou-se como um óvulo, sendo fecundado, mesmo que tenha sido gerada por uma ovelha ainda negra, Dolly nasceu com as características da ovelha cujo núcleo foi retirado.

2)Branca, já que Dolly é o resultado do clone de uma célula somática de uma ovelha branca, ou seja, o núcleo de sua célula, com DNA, é proveniente de uma ovelha branca.

3)O motivo de tal uso é que ao introduzir em uma célula embrionária o núcleo de uma célula somática, os genes passam, devido a um processo de choques, a formar novos embriôes, estes quando introduzidos no útero da ovelha que serviu como incubadora acabaram formar a ovelha Dolly.

4) Porque dessa forma o processo de clonagem é facilitado uma vez que o óvulo tem por característica, diferentemente de outras células, a capacidade de se fixar no útero.

5)Nós seguimos os que acreditam que a clonagem é um meio de grandes avanços para medicina, a possibilidade de conseguir novos órgâos atodos que precisam de um transplante, ou de ter como reconstituir um tecido seriam magníficas, por outro lado, a utilização da clonagem pura e simplesmente pela clonagem não é algo que apoiemos por ser um desperdício de conhecimento, tempo e meios. Sem dúvida os riscos ainda são altos mas valem muito apena quando pesamos o custo e o benefício que podemos obter.

Amanda, Ana Luisa, Carina, Caroline e Daniel disse...

Nome: Amanda, Ana Luisa, Carina, Caroline e Daniel
N°: 4,6,12,13 e 14
Turma 212ma

1- A clonagem da ovelha Dolly foi possível graças a uma célula somática, retirada da glândula mamária de uma ovelha branca. Esta célula foi colocada em um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra e começou a se comportar como um óvulo fecundado.

2- A cor da ovelha Dolly era branca, idêntica a ovelha a qual foi retirada a célula, pois suas cargas genéticas eram iguais. Porém, foi fecundada em uma ovelha negra, o que nao alterou sua cor.

3- A célula somática foi escolhida, pois possui as informações genéticas dos pais já inseridas no núcleo. Diferentes das células reprodutoras, que possuem apenas a carga genética de um dos pais.

4- O óvulo, pois ele apresenta características favoráveis para que ocorra a fecundação.

5- A clonagem, embora tenha proporcionado maiores conhecimentos para medicina e possa nos trazer benefícios, seus pontos negativos são muito trágicos. Uma vez que, clonar um ser pode levar até morte.

Alaina,Bueno,Gustavo,Fernanda disse...

Alaina,Bueno,Gustavo,Fernanda
números: 1,11,16 e19
turma: 212ma

1) A ovelha dolly foi primeiro mamífero clonado através de uma transferência nuclear de células somáticas.Foi um procedimento feito através de células adultasO núcleo utilizado no processo foi natural de uma célula da glândula mamária de uma ovelha de seis anos (adulta,cabeça branca)que foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma outra raça (cabeça preta).

2)Branca, no núcleo possuir DNA da cor branca. Dolly nasceu idêntica a ovelha adulta da raça Finn Dorset.

3)Para haver o clone é necessário que se fecunde um óvulo e para isso acontecer é preciso um óvulo anucleado (óvulo sem núcleo) assim é necessário a transferência de um núcleo de uma célula somática como a glândula mamária (que deu a origem da ovelha Dolly).

4) Ao invés de colocarmos em um útero o óvulo cujo núcleo foi substituído por um de uma célula somática deixarmos que ele se divida no laboratório teremos a probabilidade de usar estas células - que na fase de blastocisto são pluripotentes - para fabricar diferentes tecidos.

5)São indiscutíveis os benefícios trazidos pela Ciência e pelas suas aplicações técnicas, mas isso não nos pode deixar esquecer os riscos e os inúmeros prejuízos que elas também podem provocar. Não temos, certamente, um conhecimento ajustado dos riscos e prejuízos… Por isso, devemos sempre ponderar todos os prós e os contras dos novos avanços.

Alvaro , Biazi Eduardo, Guilherme, Hugo disse...

Nomes: Alvaro Paschoal 3 , Biazi Ricieri 10, Eduardo Silvino 15, Guilherme Vitor 18, Hugo Ferreira 21
212MA

1-O procedimento foi feito da seguinte maneira: uma célula somática diferenciada, a qual havia sido transferida do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha para um óvulo sem núcleo, pertencente a uma ovelha de cor negra.Após isso essa célula passou a se comportar como se fosse um óvulo que acabara de ser fecundado e a ovelha gerada nasceu idêntica à dona do núcleo, ou seja, com a cor negra.

2-Ovelha era branca, pois o núcleo da célula onde ele foi fecundado era de uma ovelha branca.

3-Na teoria seria impossível fazer células somáticas atuarem como sexuais, pois nas somáticas quase todos os genes estão desligados. Mas a parte nuclear das células, onde encontramos genes, são armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas são introduzidos nos óvulos de uma outro individuo, de onde seriam retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de um choque elétrico, as células serão estimuladas, após um estado em que ficam "dormindo". Os genes passam a agir novamente e formaram novos embriões, que introduzidos no útero do indivíduo acabou por gerar um outro indivíduo.

4-Pois dessa forma o processo de clonagem é facilitado, visto que o óvulo, ao contrário de outras células tem a capacidasde de se fixar no útero, o que facilita muito que o processo ocorra.

5- Após o nascimento da Dolly surgiram várias opiniões favoráveis e contrárias. Muitos foram contra pois achavam uma ameaça contra a dignidade humana. Vários países estabeleceram medidas jurídicas para impedir tal processo em humanos. Outros já eram totalmente a favor vendo que não havia problema algum. Em nossa opinião a clonagem deve ser estimulada pois o seu desenvolvimento pode resultar em benefícios para a raça humana, visto que podem ser descobertas curas para algumas doenças e formas de se corrigir algumas imperfeições no corpo humano.

ma.biologia212 disse...

Julia Martins 25, Letícia 27, Pablo 31, Priscila 34, Rebeca 35, Thaylla 37

1-A clonagem da ovelha Dolly foi realizada a partir da trasnferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra. Tal célula tornou-se então um óvulo já fecundado.

2-A ovelha Dolly tinha cor branca pelo fato de ter recebido o núcleo de uma célula de uma ovelha branca, ou seja, por ter possuido o mesmo material genético de uma ovelha branca.

3-Foi utilizado o núcleo de uma célula somática por ela já possuir todos os cromossomos da espécie, não necessitando portanto,de uma fecundação para a formação total de um óvulo.

4-Foi utilizado um óvulo, ao invés de qualquer outra célula somática, por ser justamente ele que passa pelos estágios de desenvolvimento embrionário.

5-O grupo acredita que a clonagem para fins biomédicos e investigativos é de grande valhia, uma vez que pode gerar descobertas na medicina que futuramente poderão solucionar doenças e problemas funcionais que até então não possuem uma cura.

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Baêsso 30, Verônica 38, Vítor 40 disse...

1- De acordo com o texto, a clonagem da ovelha Dolly foi feita a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra, passando assim a comportar-se como uma célula fecundada.

2- De acordo com o texto, a ovelha Dolly tinha cor branca, pois mesmo que seu embrião fosse gerado por uma ovelha negra, as informações genéticas eram de uma ovelha branca.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para produzir o clone devido as informações de DNA e RNA se encontram neste tipo de células, possibilitando a formação de ossos, pele, órgãos, etc.

4- O óvulo é utilizado pois a célula somática se fundirá dando origem ao embrião que terá que ficar no útero, sendo um tipo de "barriga de aluguel" para que tenha um desenvolvimento mais propício.

5- Os componentes do grupo vêem a clonagem como uma forma de melhorar os transplantes e doação de órgãos, pois seria possível a formação de órgãos compatíveis com mais facilidade.

Jean 22, José 23, Lucas 28, Yago 41 e Yan 42 disse...

1- A clonagem da ovelha Dolly ocorreu a partir de uma célula somática, onde a pegaram e colocaram em um núcleo vazio de uma ovelha negra, se comportando assim como um óvulo fecundado.

2- Branca, pois ela foi originada a partir de uma célula somática cujo nucleo e DNA são de uma ovelha branca.

3- Escolheram as células somáticas pois em seus núcleos já possuem todas as informações genéticas, tanto do pai quanto a da mãe.

4- Pois o óvulo tem a capacidade de se fixar no nucleo, ao contrário de outras células, facilitando assim o processo da clonagem.

5- Acreditamos que a clonagem é um grande avanço para a medicina atual. Esse avanço trás muitos benefícios para o ser humano, pois pode-se clonar um órgão e substitui-lo por um que esteja doente dentro de um corpo. Porém, também pode trazer prejuizos, podendo levar até a morte.

Os Agregados: Mariana 29; Micaell 31; Paloma 33; Stela 36; Vinicius 39 disse...

1- A clonagem foi feita a partir de uma célula somática diferenciada, que foi formada através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. E então essa célula passou a se comportar como um óvulo fecundado.

2-O ovelha era branca, pois mesmo sendo fecundada em uma ovelha negra, ela permaneceu com características do núcleo de onde foi retirada, o núcleo de uma ovelha branca.

3- Foi utilizado o núcleo de uma célula somática pois é nele que contêm material genético dos pais, determiantes das caracteristícas.

4- Isto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos,para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização.
O óvulo é um célula embrionária que se fixa no útero ao contrário de outras células do organismo. Assim a utilização do óvulo facilita a clonagem reprodutiva.

5- O grupo se posiciona a favor da clonagem terapêutica pois nela visa-se o bem do ser humano, tem objetivos biomédicos, para ajudar o desenvolvimento da saúde humana. Porém somos contra a clonagem reprodutiva, pois além de ser muito arrisacada, o objetivo é gerar uma cópia de outro ser humano, sendo assim algo a se tornar antiético.

Julia Lima 24, Julia Receputi 26, Mariana Bêsso 30, Verônica 38, Vitor 40. disse...

CORREÇÃO


Aula2 – Questão 3 – Escolheram a célula somática, pois são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, cujo núcleo pode se dividir apenas por mitose e quase todos os seus genes estão desligados.


Aula 2 – revendo questão 4 - O óvulo é utilizado, pois retiram seu núcleo e no lugar introduzem apenas o núcleo das células somáticas, formando células artificiais. O óvulo sofre um estimulo elétrico e começa a se dividir formando novamente novos embriões