segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2ª Aula - 212MB - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

14 comentários:

Joao Militao e Caique Braga disse...

1 - Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra.

2 - Branca, pois o animal dominante era a ovelha branca.

3 - Porque a clonagem é um experimento artificial, e a célula somática é um tipo de célula artificial, portanto por isso é usada para este tipo de procedimento.

4 - Pois o ovo é uma celula embrionária e qualquer outra celula nao seria uma celula embrionária.

5 - É um novo método que pode futuramente ajudar muito o ser humano e que ainda vai ser muito estudado, e que ajudaria com a saúde em geral.

Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel Fereira, Isadora e João Paulo.
Nº: 02,08,09,13 e 16

1 - O procedimento utilizado na clonagem da ovelha Dolly ocorreu com a transferência do núcleo de uma célula somática das glândulas mamárias de uma ovelha adulta branca para um ovócito com núcleo removido de uma fêmea preta e tal célula passou a se comportar como um óvulo que acabou de ser fecundado. Outra ovelha preta gerou Dolly, e esta nasceu branca igualmente a primeira.

2 - A ovelha Dolly tinha cor branca, pois Dolly nasceu idêntica à ovelha que lhe doou o núcleo. O núcleo de uma célula somática (glândula mamária) de uma ovelha branca foi inserido em uma ovelha negra. Dolly nasceu com a mesma informação genética da doadora do núcleo celular, portanto, branca.

3 - A clonagem de Dolly foi possível através de uma célula somática de um mamífero. Os cientistas utilizaramesse tipo de célulapara se pois quando já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente. Isso foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo sem núcleo.

4 - A escolha de um óvulo se justifica pelo fato dessa célula em especial desenvolver os componentes fundamentais para a estruturação de um ser vivo, podendo gerar todos os conjuntos de células correspontes às diferentes funções vitais do corpo.

5 - De acordo com o grupo, sobre a pesquisa de CLONAGEM é: um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original e entre elas. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica,
a partir de uma célula somática diferenciada.

Dani, Fefa, Gabi, Ju e Lari disse...

Nomes: Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana e Larissa.
Nº: 6,7,10,19 e 20.
Turma: 212 MB

1 - A clonagem foi realizada a partir de uma célula somática diferenciada. Foi feita a transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra.

2 - Branca, pois Dolly foi fecundada a partir do núcleo de uma ovelha branca, logo essa característica foi repassada diretamente para ela.

3 - Quando o núcleo da célula somática é injetado em um célula embrionária (óvulo), através de choques, os genes passa a agir formando novos embriões, que quando são introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.

4 - Porque o óvulo é um célula embrionária que se fixa no útero ao contrário de outras células do organismo. Assim a utilização do óvulo facilita a clonagem reprodutiva.

5 - Ao lermos a pesquisa podemos observar o modo como foi feita a clonagem da ovelha Dolly. O processo foi artificial e trabalhoso tendo como resultado este clone. Tal processo nos faz pensar que, se conseguimos com uma ovelha, para a existência de um clone humano, falta pouco. A clonagem pode ter um lado ruim, quando clones nascem com deficiência e tendem a ter um envelhecimento precoce, e um lado bom, o avanço da ciência e da tecnologia.

Carolina, Ianne, Jader e Júlia. disse...

Alunos: Carolina, Ianne, Jader e Júlia.
Nº:5,11,14 e 18
Turma:212MB

1- A clonagem da ovelha Dolly ocorreu através da transferência de uma célula da glândula mamária de uma certa ovelha branca para um óvulo de uma outra ovelha preta, assim pode se observar que a célula que foi transferida começou a se manifestar com a que tinha acabado de ser fecundada, assim a clonagem idêntica da ovelha Dolly com a dona do núcleo.

2- Branca. Porque Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo que por sua vez era branca.

3- Porque as células somáticas estão presentes em todo o organismo, desenvolvendo apenas por mitose.

4- Como um "corpo" clonado necessita de um abrigo que o desenvolverá até eu nascimento, a escolha do Óvulo para receber o o núcleo de uma célula somática é devido seu papel essencial e responsável na congretização da fecundação e geração do feto.

5- Para o grupo, a clonagem pode ter um lado benéfico pois demonstra um desenvolvimento cientifico porém pode ser um risco para a vida do ser clonado pois o organismo pode não reagir como o esperado.

Pedro Luiz, Vitor Matheus, Tasso, Thales e Otávio disse...

1 - Dolly foi clonada por uma célula somática da glândula mamaria de uma ovelha branca até um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra.

2 – Branca. Pois após o processo, o embrião fecundado ficou idêntica ao do original, ou seja, a ovelha branca.

3 – Porque uma célula somática contem todos os pares de genes do doador e caso fosse um gameta ele não teria alguns pares que são fornecidos apenas pelos cromossomos do outro sexo.

4 – Porque o óvulo é um gameta que pode ser fecundado

5 – A opinião do grupo perante esse assunto, é de que apesar de controvérsias entre ciência e igreja, a clonagem pode ser considerada um grande avanço para a medicina.

Lisandra, Luísa M, Luíza N, Maria Paula, Mariana e Pedro Paulo disse...

Nome: Lisandra, Luísa M, Luíza N, Maria Paula, Mariana e Pedro Paulo
nº: 23, 25, 26, 28, 29 e 36
turma: 212MB


1 - A clonagem da ovelha Dolly foi feita a partir de uma transferência de uma célula da glândula mamária de uma ovelha branca e uma outra célula da glândula mamária de uma ovelha preta, ou seja, a partir de uma célula somática, diferenciada.

2 - Branca, pois Dolly foi fecundada a partir de um núcleo de uma ovelha branca, logo, essa características foi repassada para a ovelha diretamente.

3 - A células somáticas são aquelas que formam órgãos, pele e ossos e nelas quase todos os genes estão desligados assim os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sido retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais que através de um choque elétrico,foram estimuladas,ficando em um estado adormecido.Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões, que introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.

4 - O óvulo foi utilizado por ser a única célula do corpo que permitira o desenvolvimento do embrião. A utilização do óvulo permitiu com que a clonagem fosse perfeita e que Dolly se desenvolvesse até seu nascimento, o que foi um grande avanço em vista que todos os outros embriões morriam ainda em fase de gestação.


5 - A clonagem é uma grande evolução da ciência, porém a opinião do nosso grupo é que é um processo arriscado, e achamos que não se pode criar uma pessoa idêntica a outra, pois uma pessoa não é só feita de sua personalidade, e sim também das experiências que ela vive durante sua vida.

Laura, Liz, Maria Eduarda, Mariana, Marilia, Paulo César disse...

Laura-21, Liz-24, Maria Eduarda-27, Mariana-30, Marilia-31, Paulo César-34.

1)O processo de clonagem da ovelha Dolly, foi realizado pela implantação do núcleo de uma célula somática das glândulas mamárias de uma ovelha branca para um ovócito com núcleo removido de uma fêmea preta. Essa célula foi fecundada, gerando uma ovelha branca.

2)Branca. Pois o núcleo doado era da célula somática de uma ovelha branca.

3)Pois o núcleo de uma célula somática é retirado da célula doadora e o restante da célula é descartado. Durante esse processo, o núcleo do óvulo receptor também é removido. O núcleo da célula somática doadora é introduzido no óvulo e ele reprogramado pela célula hospedeira. O óvulo sofre um estimulo elétrico e começa a se dividir.

4)Assim como qualquer outro corpo, um corpo clonado necessita de um "lugar" para se desenvolver e o óvulo, por ter papel principal no processo de fecundação e geração do feto, é escolhido para receber essa célula.

5)Concordamos com a clonagem em animais e principalmente para estudos, porém achamos que esse procedimento para passar a ser feito em humanos ainda precisa de mais discussões e aprofundamento.

Gustavo, Layanne, Maurício e Sarah disse...

Nomes: Gustavo, Layanne, Maurício e Sarah
Nº: 42, 22, 32 e 38


1)Na clonagem da ovelha Dolly foi utilizada uma célula somática diferenciada, onde foi transferido o núcleo da célula somática mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra.

2)A ovelha Dolly nasceu branca, pois em uma clonagem o que importa de fato é o núcleo da célula, sendo assim, como foi utilizado da ovelha negra um óvulo sem núcleo não houve interferência da mesma na formação da ovelha Dolly.

3)As células somáticas quando retiradas do doador entram em fusão e formam as células totipotentes que se comportam como um óvulo fecundado, sendo assim forma-se o embrião que se move para o útero formando assim um clone.

4)O óvulo foi utilizado porque este está presente na formação do embrião, parte vital para se ter uma clonagem reprodutiva.

5)Após a pesquisa, o grupo observou que a clonagem despertaria o desejo da busca pela imortalidade e com isso muitos buscarão a clonagem de pessoas que já faleceram. Outro fator é a busca pela cura de doenças. Já os pontos negativos são: o envelhecimento precoce das células, a frustração de uma gestação que pode não ir até o fim e a questão da ética.

Rodrigo Peradelles disse...

Rodrigo Peradelles
Turma 212 MB
numero 37

1 - Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra.

2 - Branca, pois o animal dominante era a ovelha branca.

3 - Porque a clonagem é um experimento artificial, e a célula somática é um tipo de célula artificial, portanto por isso é usada para este tipo de procedimento.

4 - Pois o ovo é uma celula embrionária e qualquer outra celula nao seria uma celula embrionária.

5 - É um novo método que pode futuramente ajudar muito o ser humano e que ainda vai ser muito estudado, e que ajudaria com a saúde em geral.

Ana, Francine, Gabriel João Paulo e Isadora disse...

Nomes: Ana Clara, Francine, Gabriel Fereira, Isadora e João Paulo.
Nº: 02,08,09,13 e 16

Correção de questões

3 - A clonagem de Dolly foi possível através de uma célula somática de um mamífero, outra ovelha. Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática e o introduziu em um óvulo anucleado. O núcleo da célula somática reprograma-se ao óvulo. Depois, através de estímulos elétricos o óvulo começa a se dividir formando novos embriões.


4 - A escolha de um óvulo se justifica pelo fato dessa célula em especial desenvolver os componentes fundamentais para a estruturação de um ser vivo. O óvulo ao receber o núcleo de uma célula somática, intende como uma fecundação e, para isso, tem um armazenamento de vitelo, que é uma reserva de nutrientes necessária para alimentar o embrião. Por essas características, o óvulo foi escolhido para receber o núcleo da célula somática.

Gustavo, Layanne, Maurício e Sarah disse...

Nomes: Gustavo, Layanne, Maurício e Sarah
Nº: 42, 22, 32 e 38
Turma: 212 MB

CORREÇÃO DE QUESTÕES

3)As células somáticas (que são células diplóides (2n), apresentam 46 cromossomos, no caso dos seres humanos e estão envolvidas na formação de órgãos e tecidos do corpo humano) quando retiradas do doador entram em fusão e formam as células totipotentes que se comportam como um óvulo fecundado, sendo assim forma-se o embrião que se move para o útero formando assim um clone.

4)O óvulo, ao receber o núcleo da célula somática, reconhce como se tivesse sido fecundado. Outro fato é que o óvulo é rico em vitelo, que é uma reserva de nutrientes existente nas célula-ovos dos animais para alimentar o embrião, enquanto o novo ser não conseguir alimentar-se sozinho.

Carolina,Ianne,Igor,Jader,Júlia disse...

Alunos: Carolina, Ianne, Jader e Júlia.
Nº:5,11,14 e 18
Turma:212MB

CORREÇÃO DE QUESTÕES

3-Porque as células somáticas(são as células diplóides, ou seja, que possuem a carga genética total (2n ou 46 cromossomos).Todas as células do nosso corpo são somáticas, exceto os gametas) estão presentes em todo o organismo, desenvolvendo apenas por mitose.