segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2ª Aula - 212MC - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

10 comentários:

*-* disse...

Nome: Carolina, Gabriel Teixeira, Germana, Isabela, Liege e Lívia
Numero: 6,11,14,16,20,21

1- A clonagem da ovelha Dolly foi feita inicialmente por uma célula somática diferenciada, om que ocorreu a tranferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca, para um óvulo sem núcleo de outra ovelha, porém da cor negra. Essa célula, agiu como um óvulo e foi fecundado, a ovelha gerada nasceu a identica a ovelha branca, dona do núcleo.
2- A ovelha Dolly era de cor branca, pois mesmo sendo gerada por uma ovelha negra, a célula originária era da ovelha branca, a doadora.
3- Pois a célula somática, por poder se dividir, ao juntar-se com o óvulo elas se fundem e com isso dão origem ao ebrião, com as mesmas caracteristicas do doador da célula somática.
4- Pois o óvulo, que produz o embrião, esta localizado no útero, usando assim o outro ser, como no caso, a ovelha negra, como uma barriga de aluguel para o melhor desenvolvimento do feto.
5- O opiniao do grupo é que a clonagem em seres em humanos, com finalidade reprodutiva, é errada e anti-ético, pois não se sabem os efeitos que podem causar ao organismos, e a rejeição que estes podem sofrer caso tenham deficiencias. Porém, a clonagem com fins terapeuticos, visando melhoras na saúde, não agride os seres humanos, justamente por ter como objetivo o desenvolvimento da saúde.

Débora, Esther e Karen disse...

1- A ovelha Dolly foi clonada a partir da como transferência somática de núcleo, foi feita a remoção de células mamárias de uma olvelha adulta que posteriormente foi realizada uma eletrofusão com um óvulo de outra ovelha do qual foi retirado o núcleo. Essa célula passou a se comportar como um óvulo que acabou de ser fecundado em seguida vem a duplicação das células, através de duplicações sucessivas de duas células de quatro em quatro, de oito em oito, de dezesseis em dezesseis, e assim sucessivamente até chegar ao ponto dessas células todas constituírem um ser, como foi o caso da ovelha Dolly.Neste caso a ovelha que deu a luz foi apenas um meio para gerar Dolly funcionando apenas como uma "barriga de aluguel".


2-A ovelha Dolly tinha cor branca,pois apesar de ter sido criada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática de uma gândula mamária de uma ovelha branca,e fecundada no óvulo de uma ovelha negra,a ovelha Dolly adquiriu características da ovelha dona do núcleo que foi transferido a ela.

3 - Os cientistas escolheram utilizar o núcleo de uma célula somática pois são essas
células as responsáveis pela formação da pele, orgãos e ossos. Elas substituiram o papel
do óvulo e do espermatozóide nessa experiência.

4- Foi utilizado o óvulo porque quando fecundado ele possui mecanismos para reprogramar o
DNA e tornar todos os seus genes ativos novamente, o que ocorre no mesmo processo normal
de fertilização.


5-É uma pesquisa complexa,pois apresenta técnicas desconhecidas até então em relação a clonagem feita pela implantação de células que criam um novo ser vivo.Mas a criação desta ovelha marcou a história da genética,apesar de ter apresentado sintomas de envelhecimento e doenças que fez com que não vivesse por muito tempo.Mas a clonagem terapêutica que é para fins médicos pode ser de grande ajuda a pessoas que sofreram algum tipo de problemas como o infarto ou que tenha sofrido algum acidente e se tornou paraplégica.

Leonardo disse...

Nomes: Clara, Douglas, Gabriel Maximo, Iago e Leonardo
Nº: 7, 9, 13, 15, 18
212MC

1 - Clonagem reprodutiva, onde se pegou uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca, e se colocou em óvulo sem núcleo de uma ovelha negra e tal célula passou a se comportar como uma célula fecundada, podendo gerar a ovelha.

2 - Branca, porque as características (material genético) foram herdadas do doador do núcleo (ovelha branca).

3 - Porquê assim, com uma célula somática (2n), eles poderiam utilizar totalmente o gene do doador, tendo o material genético do núcleo da célula mamária daquele que doou a célula somática.

4 - Devido ao fato do óvulo ser a célula que consegue se aderir ao útero, possibilitando a formação do embrião e o desenvolvimento do mesmo.

5 - Acreditamos que a clonagem possibilitará um grande avanço para a medicina podendo assim auxiliar na formação de tecidos que estavam totalmente destruídos (clonagem terapeutica).

Amanda, Ana Carolina, Bárbara Ferreira, Bárbara Pires, Gabriel Passos - 1,2,3,4 e 12 disse...

1) Eles isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou em um estado de latência parando de crescer. Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça Scottish Blackface, de cor escura. Desse óvulo não fertilizado foi retirado o núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de eletrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Scottish Blackface, dando início à divisão celular: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.


2) A ovelha Dolly tinha cor branca pois nasceu idêntica a doadora do núcleo proveniente de uma célula somática (mais precisamente, do núcleo de uma célula mamária). Tal fato foi estabelecido pela ovelha branca que lhe doou o núcleo visto que é no núcleo que se encontra a molécula de DNA que é responsável pela definição das características.

3)Na teoria seria impossível fazer célulassomáticas atuarem como sexuais, pois nas somáticas quase todos os genes estãodesligados. Mas, a ovelha Dolly, foi gerada de células somáticas mamáriasretiradas de um animal adulto. A parte nuclear das células, onde encontramosgenes, foram armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sidoretirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de umchoque elétrico, as células foram estimuladas, após um estado em que ficaram"dormindo". Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões,que introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.



4)Pois além o óvulo tem as características necessárias para uma boa fecundação e facilidade para se fixar no útero, ele é a célula que desenvolve os componentes fundamentais para a estruturação de um ser vivo.

5) A opinião do grupo é que seria um grande avanço na ciência e na vida dos seres humanos se a clonagem humana fosse realizada, porém como vemos no texto, podem ocorrer algumas deficiências que podem gerar exclusão do clone de suas familias e etc, podendo ocorrer uma falta de ética e é por um lado bom ter havido essa proibição, para não gerar essa falta de ética quando a finalidade é produtiva, mesmo sendo um avanço muito grande na ciência humana, ajudando a melhorar o desenvolvimento na saúde, a chamada clonagem terapêutica.

Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon disse...

Nome: Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon.
Nº: 23, 24, 25, 31, 32 e 35
Turma: 212MC


1- Clonagem reprodutiva, através de um processo conhecido como tranferência somática de núcleo.

2- Branca, pois ela nasceu idêntica à dona de seu núcleo,que era branca, apesar de sua "mãe" ser negra.

3- Pois a célula somática contém todos os cromossomos, assim realizando a mitose e podendo originar, por completo, um ser.

4- Porque o óvulo é a célula que é capaz de se agregar à parede uterina. Iniciando assim a gestação.

5- É de comum opinião do grupo de que a clonagem possibilitará avanços medicinais e novas perspectivas no campo da ciência.

banana disse...

Nome:Luiz Gustavo, Phelipe, Raianne, Renan, Victor.
Números: 26,33,34,36,42.

1) O procedimento foi feito a partir de células adultas: o núcleo de uma célula das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça de cabeça branca foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma fêmea da raça de cabeça preta. Outra ovelha de cabeça preta gerou Dolly, que nasceu idêntica ao primeiro animal citado.

2)Dolly é exatamente igual a ovelha que doou as células, ou seja, branca. Já que Dolly é geneticamente identica à ovelha original, mesmo tendo sido gerada no utero de uma ovelha preta.

3)Porque as células somáticas já tem o numero total de cromossomos (2n) necessarios para formar o embrião da espécie.

4)Porque o ovulo é a celula que quando se tem os cromossomos necessarios (2n), gera um embrião.

5)A clonagem deveria ser pesquisada, e ser usada apenas quando necessário, como em casos de animais em extinção, doenças, etc.

Ana Paula, Marianna, Rhanna e Tathiane disse...

Nome: Ana Paula,Marianna, Rhanna e Tathiane.
N:43,27,37 e 39.
Turma: 212MC
1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?
Foi feito a partir de células adultas: o núcleo de uma célula das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça Finn Dorset (cabeça branca) foi transferido para um ovócito com núcleo removido de uma fêmea da raça Scottish Blackface (cabeça preta). Outra ovelha de cabeça preta gerou Dolly, que nasceu idêntica ao primeiro animal citado (dona do núcleo).
2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.
Branca, pois apesar de Dolly ter sido gerada por uma ovelha também negra, ela nasceu idêntica à dona do núcleo de uma célula somática de uma glândula mamaria.
3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?
Pois, eles acreditavam que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. E também por utilizar totalmente o gene do doador.
4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?
Porque o óvulo da célula será capaz de se aderir ao útero, possibilitando assim, que o embrião se forme e desenvolva.
5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.
Em relação a clonagem humana, todos nós do grupo não somos a favor, pois, acreditamos que cada ser é único, criado por Deus. Entretanto, somos favoráveis ao desenvolvimento dessas pesquisas.

Thaline disse...

None: Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Nº: 22, 28. 29, 38, 40 e 41
Turma: 212MC

1)A ovelha Dolly foi clonada através da clonagem reprodutiva, em que o núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra. A célula transferida se comportou como uma célula fecundada e gerou a ovelha Dolly.

2)Observa-se que Dolly era branca porque foi feita a transferência de uma célula somática de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra,sendo assim, esta célula sem núcleo ao receber o núcleo de uma outra célula passou a se comportar como um óvulo fecundado e consequentemente Dolly nasceu idêntica à ovelha cujo núcleo da célula foi utilizada.

3)As celulas somáticas são utilizadas na clonagem, sendo que não é necessário a junção do
cromossomo do homem e da mulher. Possuindo já 46 cromossomos, levando as caracteristicas do ser clonado.

4- Pois o óvulo é a célula da reprodução, conseguindo assim se aderir ao útero, onde o embrião irá se desenvolver.

5)No grupo, todas as alunas são contra a clonagem de pessoas, pois concordamos que cada um deve ter sua própria característica, sua identidade. Mas se tratando de clonagem terapêutica, somos a favor, pois beneficiará outras pessoas e cria a possibilidade de salvar vidas que poderiam ser perdidas anteriormente.

Letícia disse...

N°:19
1) O procedimento utilizado foi o da clonagem reprodutiva, onde uma célula somática diferenciada que vem do núcleo de uma célula somática de uma ovelha no caso, para o óvulo sem núcleo de uma outra ovelha, onde ocorre a "fecundação".
2) A ovelha Dolly tinha cor branca, pois ela era a cópia da ovelha que a cedeu o núcleo, ou seja, seus núcleos são extamente iguais, fazendo com que elas tenham as mesmas características, inclusive a da cor, que era branca.
3) Porque descobriu-se que células somáticas diferenciadas podem originar diferentes tipos de tecidos, isso acabou abrindo novos horizontes na área da ciência, principalmente na área da clonagem.
4) Para que ela se comportasse como se acabasse de ter sido fecundada, para que se desenvolvesse, era necessário outro ser, nesse caso a ovelha negra, para que a fecundação fosse possível, o óvulo se instala no útero e reproduz uma fecundação normal.
5) ALguns tipos de clonagem, na minha opinião, poderão ajudar muito no tratamento e recuperação de tecidos desgastados e destruídos, como na clonagem terapêutica, pessoas poderão reconstruir tecidos com suas próprias células sendo a rejeição muito mais difícil do que nos transplantes de órgãos por exemplo podendo salvar muitas vidas.

Débora,Esther,Karen,Letícia disse...

Correção da Aula 2

3 - Os cientistas escolheram utilizar o material genético do núcleo da célula mamária onde retiraram o núcleo de uma célula somática pois são essas células as responsáveis pela formação da pele, orgãos e ossos. Elas substituiram o papel
do óvulo e do espermatozóide nessa experiência,pois assim ela terá o DNA daquele que doou a célula.