segunda-feira, 8 de agosto de 2011

212MC - 1ª Aula - Clonagem

1ª aula - 212MC

Clonagem e células-tronco


A CLONAGEM é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.

Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas de totipotentes. Na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas que vão originar a placenta e os anexos embrionários, e uma massa de células internas que vai originar o embrião propriamente dito. Após 72 horas, este embrião, agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. São chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes. A partir de um determinado momento, estas células somáticas - que ainda são todas iguais - começam a diferenciar-se nos vários tecidos que vão compor o organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Os genes que controlam esta diferenciação e o processo pelo qual isto ocorre ainda são um mistério. O que sabemos é que uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares e assim por diante. Apesar de o número de genes e de o DNA ser igual em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Por que os gêmeos idênticos são considerados clones?

2- Como o grupo define uma célula somática?

3- Qual a estrutura que se fixa no útero?

4- O que são células tronco embrionárias pluripotentes?

5- O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose ou meiose? Justifique sua resposta.

10 comentários:

banana disse...

Alunos: Luiz Gustavo, Renan, Victor, Phelipe, Raianme.
Numeros: 26;36;42;33;34
212mc

1-Porque tem o mesmo codigo genetico (dna)
2-Sao as celulas reprodutoras, nos humanos os espermatozoides(masculinos) e os ovulos(femininos).
3-Embriao.
4-Sao celulas presentes nos embrioes, que dao origem a todas as celulas e tecidos, que se desenvolvem e se torna um organismo.
5-Por mitose, que cria uma celula identica a celula-mae, a meiose gera gametas.

Leonardo disse...

Nomes: Clara, Douglas, Gabriel Maximo, Iago e Leonardo
Nº: 7, 9, 13, 15, 18
212MC

1 - Os gêmeos univitelinos (identicos) são considerados clones naturais pelo fato de partirem do mesmo óvulo fertilizado, que foi dividido, tendo portanto o mesmo código genético e o mesmo sexo.

2 - Podemos definir como celulas somáticas, quaisquer celulas do nosso corpo com excessao dos gametas, são as celulas que possuem carga genética total (2n ou 46 cromossomos).

3 - A celula que se fixa na cavidade uterina é blastocisto.

4 - Observamos que as celulas tronco embionadas pluripotentes são aquelas, que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos com excessao da placenta e dos anexos embrionários

5 - Mitose, por que as celulas apenas se dividem, se reproduzindo em mais células identicas, diferentemente da meiose.

*-* disse...

Nome: Carolina, Gabriel Teixeira, Germana, Isabela, Liege e Lívia
Numero: 6,11,14,16,20,21

1- Pois os gêmeos univitelinos, os identicos, possuem o mesmo código de DNA, pois inicialmente pertenciam ao mesmo
óvulo, que se dividiu, dando origem a pelo menos duas células, possuindo assim o mesmo sexo e aparencia similar, sendo considerados clones naturais.

2- As células somáticas são aquelas que são capazes de se dividir por mitose, quando elas se diferenciam para formar os tecidos do organismo, elas perdem a capacidade de formar outros tecidos, com isso cada tecido tem seu gene especifico.

3- São as células internas, que vao formar o embrião em si, elas se fixam no útero na fase blastocisto, quando estão com cerca de 100 células.

4- As células na fase blastocisto citadas anteriormente vão originar os tecidos do corpo humano, a partir dai são chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes.

5- Os tecidos do organismo se dividem por mitose, é o meio pelo qual o organismo cresce, e a mitose origina células geneticamente iguais.

Amanda, Ana Carolina, Bárbara Ferreira, Bárbara Pires, Gabriel Passos disse...

1- Os gêmeos univitelinos podem ser considerados clones, pois por serem oriundos de uma única célula ovo que se segrega posteriormente formando dois indivíduos, eles apresentam o mesmo DNA (código genético).

2- Célula somática é aquela que é responsável pela formação dos tecidos, ossos, sangue, músculos e etc, ou seja, elas formam todo o nosso corpo e só não estão envolvidas na reprodução. Sofrem mitose.

3- O Blastocisto.

4- Células tronco embrionárias pluripotentes são as células oriundas dos embriões e podem se transformar em praticamente todas as células do corpo. Eles originam todos tecidos, músculos e células e juntamente com a placenta e outros anexos embrionários formam um organismo.

5- Ocorre por meio da mitose visto que os tecidos são formados por células somáticas e tais sofrem mitose. A mitose é caracterizada pela multiplicação das células mantendo assim um mesmo DNA, logo é essencial no processo de desenvolvimento e crescimento de um indivíduo.

Amanda, Ana Carolina, Bárbara Ferreira, Bárbara Pires, Bárbara Oliveira, Gabriel Passos disse...

1- Os gêmeos univitelinos podem ser considerados clones, pois por serem oriundos de uma única célula ovo que se segrega posteriormente formando dois indivíduos, eles apresentam o mesmo DNA (código genético).

2- Célula somática é aquela que é responsável pela formação dos tecidos, ossos, sangue, músculos e etc, ou seja, elas formam todo o nosso corpo e só não estão envolvidas na reprodução. Sofrem mitose.

3- O Blastocisto.

4- Células tronco embrionárias pluripotentes são as células oriundas dos embriões e podem se transformar em praticamente todas as células do corpo. Eles originam todos tecidos, músculos e células e juntamente com a placenta e outros anexos embrionários formam um organismo.

5- Ocorre por meio da mitose visto que os tecidos são formados por células somáticas e tais sofrem mitose. A mitose é caracterizada pela multiplicação das células mantendo assim um mesmo DNA, logo é essencial no processo de desenvolvimento e crescimento de um indivíduo.

=) disse...

Nomes: Débora ,Esther,Karen,Letícia
Números:8,10,17,19
1- Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas células completas, originam os gêmeos idênticos, monozigóticos, ou univitelinos. Sempre irão possuir o mesmo sexo.
2- Células somáticas são células no qual o seu núcleo pode se dividir apenas por mitose,diferentemente das células germinativas que podem vir a sofrer um processo de mitose para a formação dos gametas.
3-A massa de células internas que originam o embrião,após 3 dias cerca de cem células transformará esse embrião em blastocisto e é nesta fase que ocorre a fixação desse embrião na cavidade uterina.As células internas do blastocisto originam os tecidos que revestem nosso corpo humano.
4-São células internas presentes no blastocisto que vão originar os tecidos que compõem o corpo humano.
5-Mitose,pois os tecidos que se originam através das células somáticas podem duplicar células formando células geneticamente iguais mantendo um único DNA.

Anônimo disse...

Nomes: Lucas Motta, Lucas Guimarães, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto e Ramon
Números: 23, 24, 25, 31, 32 e 35

1- Pois vêm do mesmo vitelo, ou seja, um óvulo fecundado por um espermatozóide se divide formando dois. Assim originando os gêmeos univetilinos ou idênticos, tendo o mesmo genoma.

2- São as células do nosso corpo que não estao envolvidas diretamente na reprodução. Essas células tem o núcleo dividido através da mitose.

3- A estrutura que se fixa no útero é o blastocisto.

4- As células tronco embrionárias pluripotentes, são células em fase de formação e quando aplicadas em certo local, se desenvolve de acordo com as outras células do local na qual fora aplicada.

5- Mitose, pois ela da origem as células somáticas, e são essas as responsáveis pela formaçao de nossos tecidos e órgãos.

Thaline disse...

Nome:Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís e Thaline.
Números:22,28,29,38,40 e 41

1-Os gêmeos idênticos (ou univitelinos) são formados quando um único óvulo, fecundado por um espermatozóide, se divide em dois embriões. Estes gêmeos são considerados clones porque possuem o mesmo DNA.

2-São quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.

3-O blastocisto se fixa no endométrio do útero no sexto dia da fecundação, assim iniciando a fase da implantação.

4-As células–tronco possuem a capacidade de se diferenciarem em vários tecidos e quanto a esta capacidade se classificam em: pluripotentes,totipotentes,oligopotentes e unipotentes.As células tronco embrionáias pluripotentes ou multipotentes consegeuem se diferenciar em quase todos os tecidos,com exceção da placenta e dos anexos embrionários,a partir de 32 a 64 células,o que seria a fase conhecida como blastocito,em que as células internas do blastocito são consideradas pluripotentes.

5-A formação dos tecidos em nosso organismo ocorre por mitose, onde as celulas se dividem para criar cópias idênticas de si mesma. A meiose acontece apenas com os gametas, que dividem-se no ”meio” para quando houver a fecundação, completar-se com o gameta do sexo oposto.

Anônimo disse...

Nomes:Marianna,Rhanna,Tathiane e Ana Paula
Números:27,37,39 e 43

1) os gêmeos idênticos nascem de um mesmo óvulo que, logo depois de ser fecundado resolve se dividir em dois, gêmeos univitelinos são sempre do mesmo sexo, do mesmo tamanho, da mesma cor, do mesmo tudo! É que os genes deles são idênticos! gêmeos idênticos não possuem as mesmas impressões digitais. Isso se deve ao fato de que, mesmo em um pequeno espaço dentro do útero materno, os indivíduos tem contato com partes diferentes desse ambiente, o que confere pequenas variações nas digitais dos mesmos, tornando-os únicos.

2-Células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele.Essas células tem o núcleo dividido através da mitose.

3-Os blastocitos que se fixa no endométrio do útero no sexto dia da fecundação.

4-São aquelas encontradas em embriões.São pluripontes,pois tem a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo.Tal capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado.

5-Por mitose,pois uma célula se divide em duas,duas em quatro,quatro em oito e assim por diante.E a meiose só acontece com os gametas.

Observação: Professora,estamos postando hoje devido a um problema.Atenciosamente: O grupo

Débora,Esther,Karen,Letícia disse...

Correção da Aula 1

2-Células somáticas são células do nosso corpo que possuem 46 cromossomos, ou seja são células diplóides, no qual o seu núcleo pode se dividir apenas por mitose, podem vir a sofrer um processo de mitose para a formação dos gametas que são células haplóides e possuem apenas 23 cromossomos